1ª Sessão | Ciclo de Seminários Olhares e questionamentos da Filosofia da Educação

From: 2014-04-28 To:2014-04-28

Group CONTEMPORANEITY (2014 - 2015) now integrated in:

Philosophy of Education

Philosophy of Education and Contemporaneity
  • Ciclo de Seminários

Olhares e questionamentos da Filosofia da Educação

1ª Sessão

Dimensões antropológicas e éticas da problemática da exclusão social

Professor Adalberto Dias de Carvalho (IF - FLUP)

28 de Abril | 17h45 | Sala 409 FLUP

[CARTAZ]

O fenómeno da exclusão assume na nossa sociedade uma pertinência incontornável. Abrangendo nomeadamente situações como as da pobreza, da discriminação cultural, de género ou outras, adquiriu nas últimas décadas uma dimensão política muito forte, a qual foi acompanhada de uma concomitante evolução conceptual e epistemológica que lhe foi conferida pela investigação das ciências sociais e humanas. Mas eis que com o questionamento antropologicamente penetrante dos Direitos Humanos se levantam questões antropológicas e éticas centrais como as da vulnerabilidade, da dignidade e da responsabilidade humanas a imporem uma problematização filosófica no âmbito da itinerância antropológica enquanto desafio para a educação. A exclusão é, afinal, um exílio da condição humana...

Este ciclo de seminários é uma iniciativa do Grupo de Investigação Filosofia da Educação e Contemporaneidade do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

[Entrada livre]

Mais informações em: http://ifilosofia.up.pt/gfe/contemporaneity/?p=activities&a=ver&id=669

____________________________________________

Instituto de Filosofia (UI&D 502)