A RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E NEUROCIÊNCIA (2ª SESSÃO)

From: 2017-04-07 To:2017-04-07

Aesthetics, Politics & Knowledge
  • CICLO DE SEMINÁRIOS
    FREUD, PSICANÁLISE E AS NEUROCIÊNCIAS

2ª SESSÃO: A RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E NEUROCIÊNCIA

Prof. Doutor Emílio Eduardo Guerra Salgueiro*
    (Psicanalista e Psiquiatra/ PhD em Psiquiatria)

7 de abril 2017 (sexta-feira)
    11h00 | Sala de Reuniões 2

Resumo: A comunicação pretende focar o que caracteriza, especificamente, tanto as neurociências como a psicanálise, o que as une e o que as separa, e o enriquecimento mútuo conseguido pela sua aproximação.

* Prof. Doutor Emílio Eduardo Guerra Salgueiro: É médico psiquiatra de crianças, adolescentes e adultos, pela Ordem dos Médicos de Lisboa. Tem formação em psicanálise de crianças, adolescentes e adultos, e é membro titular e didacta da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, em Lisboa, e da International Psychoanalytical Association e, ainda, da International Neuropsychoanalysis Society. Em 1992 obteve o seu Doutoramento em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa, apresentando uma tese intitulada “Crianças Irrequietas”. Foi Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Lisboa na cadeira de Pediatria e é, desde há mais de vinte anos, Professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Aí foi sendo, sucessivamente, professor Auxiliar, Associado e, na actualidade, Catedrático Jubilado. Leccionou, durante mais de dois decénios, no Instituto Português de Psicanálise, seminários como ‘A Obra de Freud’, ‘Técnica Psicanalítica’ e ‘Psicanálise e Neurociências’. Interessa-se, hoje em dia, particularmente, pelas dificuldades na ‘comunicação intersubjectiva’, expressas, por exemplo, no autismo precoce; defende, ainda, haver uma ligação necessária entre as neurociências e a psicanálise, que justifica investigação. Publicou mais de 90 artigos científicos e 4 livros.

Imagem: Amadeo de Souza-Cardoso, Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas (Rouge bleu vert), (1915). Museu Calouste Gulbenkian

Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge (APK)
    Ciclo de Seminários “Freud, Psicanálise e as Neurociências” (José Filipe P. M. Silva; Paulo Tunhas)

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502