[Call for papers] Congresso de Filosofia e Literatura: “Adolfo Casais Monteiro, 50 anos depois”

From: 2022-10-24 To:2022-10-25

Roots & Horizons
  • Data-limite para apresentação de propostas: 30 de junho 2022

Congresso de Filosofia e Literatura: “Adolfo Casais Monteiro, 50 anos depois”

24-25 Outubro 2022

50 anos depois do falecimento de Adolfo Casais Monteiro*, importa recordá-lo, sobretudo pelos horizontes temáticos que a sua obra encerra, mas cujo desconhecimento consideramos lamentável. A sua obra carece de uma reflexão alargada, mas é sobretudo “a exigente voz que nos seus poemas recusou a paz para que não era feita” (segundo Eduardo Lourenço) aquela que, neste Congresso de Filosofia e Literatura, procuraremos convocar.

Convidamo-lo a participar neste encontro científico – para tal, pode enviar-nos uma proposta de comunicação (título, sinopse e breve CV) até final de Junho (para: mnatario@letras.up.pt).

Tópicos:

• Filosofia e Literatura em Adolfo Casais Monteiro;
    • Filosofia e Literatura na Presença;
    • Os modernismos e a sua posteridade.

* Adolfo Victor Casais Monteiro nasceu no Porto em 1908 e morreu em São Paulo em 1972. Exilara-se em 1954 no Brasil (onde ensinou em várias universidades, com uma breve passagem pelos EUA perto do fim da vida) por motivos políticos, mas não apenas por esses (proibição de ensinar); na verdade, a opção pelo Brasil, deveu-se sobretudo a um desejo de liberdade, não só dos poderes de facto em Portugal mas também face aos meios da oposição portuguesa, que percebeu serem pouco apropriados a heterodoxos como ele.

RG “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)