• IF

  • Activities

    navigation

Colóquio Formas Marginais

From: 2016-11-10 To:2016-11-10

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Aesthetics, Politics & Knowledge
  • Colóquio Formas Marginais

    10 de novembro de 2016 | 15h00
    Sala de Reuniões 2
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto

     

    Alteração ao programa e sala

    Informamos que, por motivos de saúde inesperados, o Key Speaker Mario Perniola infelizmente não se poderá deslocar ao Porto para participar no Colóquio Formas Marginais, no próximo dia 10 de novembro. Contudo, a realização do Colóquio irá manter-se, mas num formato mais reduzido.
    Devido a esta alteração, o Colóquio irá decorrer na Sala de Reuniões 2. 

    Mario Perniola - Key Speaker 
    (Università di Roma)

    Inserido no FAMILY FILM PROJECT 2016 - 5ª edição
    Festival internacional de filmes de família, etnografia e arquivo
    9 a 13 de novembro | Rivoli e Passos Manuel | Porto

     

    Linhas de fronteira são atravessadas diariamente enquanto novos lugares são inventados. Lugares que inscrevem memórias difusas, perturbadas e disruptivas. Estes novos lugares materializam tensões e desejos fundamentais que a arte assimila e, assim, se lança numa exploração infinita. A expansão, a reocupação, a incorporação, a mobilização, tornam-se movimentos vitais que definem novas perspetivas sobre as margens que se alinham no curso dos acontecimentos e da arte na contemporaneidade. Já não se trata de sair da norma ou da forma desviante, mas de formas marginais como lugares que resistem e que inscrevem corpos no limite. Corpos que convivem par a par com estados opostos e estranhos entre si e que geram espaços de pura contradição. 

    Inserido na programação do festival de cinema Family Film Project, dedicado a questões da intimidade, da família, do etnográfico e do arquivo, este colóquio constitui-se como mais um momento de reflexão, tal como aconteceu com Deslocações da Intimidade  (2014) e Muros  (2015). Para Formas Marginais contamos com o conferencista convidado, o filósofo Mario Perniola, e que no dia 9, pelas 19h00, no Rivoli Teatro Municipal, fará também parte de um evento performativo a partir do seu texto Ventiquattrore e que conta com interpretação da atriz Marika Pensa.

    Mario Perniola (Key Speaker)
    http://www.marioperniola.it/site/index.asp

    Seguido de intervenções de Filipe Martins, João Sousa Cardoso, Miguel Leal e Né Barros
     

    Organização: 
    Grupo de Investigação Estética, Política e Conhecimento
    ​Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Performances no Contemporâneo
    Balleteatro/Family Film Project
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)


    FAMILY FILM PROJECT 2016

    5º Festival internacional de filmes de família, etnografia e arquivo
    9 a 13 de novembro | Rivoli e Passos Manuel | Porto

    https://familyfilmproject.com/pt/ 

    Na sua 5ª edição, o festival internacional de cinema Family Film Project volta a propor um programa variado com sessões competitivas, eventos performativos, instalações, conferências e ciclos de cinema autoral com a presença de realizadores convidados.

    O festival decorrerá no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel ao longo de cinco dias de programação – 9 a 13 de novembro de 2016 –, convidando, mais uma vez, à imersão no universo das paisagens familiares (mas também marginais) que definem, em plena era da imagem, o nosso imaginário e a nossa imagética.

    Sob o tema das “Formas Marginais”, o festival reforça, nesta edição, a sua aposta no experimental, no casual, no precário, mas também nos temas da exclusão, da não-pertença e da interdição.

    No dia 9 de novembro, o festival terá a sua abertura no Rivoli com um evento performativo protagonizado pela atriz italiana Marika Pensa a partir do texto “Ventiquattrore” de Mario Perniola, que também estará em cena.

    Go back