• IF

  • Activities

    navigation

Colóquio International MISSIVA IV

From: 2021-09-28 To:2021-09-29

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Group


    Reason, Politics & Society
  • FLUP, 28 e 29 de setembro 2021

    4º Colóquio International MISSIVA

    «Escrever ao mosteiro, escrever do mosteiro. Cartas de mulheres na Europa medieval (séculos VIII-XV)»
    «Écrire au monastère, écrire du monastère. Lettres de femmes dans l'Europe médiévale (VIIIe-XVe siècle)»
    «Escribir al monasterio, escribir desde el monasterio. Cartas de mujeres en la Europa medieval (siglos VIII-XV)»

     

    Quarto encontro científico internacional do programa «MISSIVA: Cartas de mulheres na Europa medieval (Espanha, França, Itália, Portugal, séculos VIII-XV)» (https://missiva.hypotheses.org), projecto plurianual acolhido e financiado pela École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques da Casa de Velázquez, Madrid, para os anos 2018-2021. O programa é conduzido por 4 equipas, 3 francesas (Sorbonne Université, Sorbonne Nouvelle-Paris 3 et U. d’Artois) e uma portuguesa (SMELPS/IF, FLUC), e pela AEIHM (Ass. Española de investigadores de Historia de las Mujeres). Este encontro conta ainda com a parceria do projecto MUNARQAS [«Las mujeres de las Monarquías Ibéricas: Paradigmas institucionales, agencias políticas y modelos culturales» (Proyectos de I+D PGC2018-099205-B-C21)].

    Na sequência dos encontros anteriores – consagrados, respectivamente, à epistolografia feminina na Idade Média, aos conhecimentos, ao mecenato e às questões e estratégias diplomáticas veiculados ou intermediadas pela correspondência entre mulheres medievais, este 4º colóquio internacional reunirá 23 investigadores que se ocuparão mais particularmente de trocas epistolares envolvendo mulheres residentes num convento durante um período mais ou menos longo.
    O inquérito incidirá sobre um amplo leque de situações, e poderá pôr em evidência diversas temáticas:
    1) A reflexão intelectual, religiosa ou mística. Quem são as autoras das cartas, e quais
    os debates em que participam? O que deixa perceber a correspondência entre estas mulheres e o seu confessor?
    2) A correspondência privada e/ou de âmbito familiar, tratando da educação, da transmissão de conhecimentos práticos ou da vida da comunidade religiosa. Quais são os assuntos abordados? Quem são os destinatários das cartas? O que podem estas trocas epistolares revelar sobre a vida da comunidade religiosa e as relações desta com o mundo secular?
    3) A correspondência de mulheres da nobreza relativa à gestão do seu património à distância, na sua ausência. De que formas de intermediação dispõem? A quem se dirigem, e em que medida podem estas mulheres administrar o seu património a partir do mosteiro?
    4) A intervenção em questões públicas ou diplomáticas de mulheres que se encontram numa instituição religiosa, e em particular daquelas que pertencem à família real. Que poder podem estas mulheres exercer a partir do mosteiro?
    5) A intervenção das mulheres na vida da ordem, na fundação de igrejas ou de mosteiros e na preservação da memória dos defuntos. Como intervêm elas nestes vários domínios? O que mostra a correspondência sobre as suas actividades de mecenato ou de gestão da memória familiar ou dinástica?

    Objetivos
    Investigar às questões enunciadas na apresentação, contribuindo assim para o conhecimento sobre a vida, o pensamento e a esferas de acção própria das mulheres medievais.
    Consolidar as relações com os projectos/grupos de investigação mencionados na apresentação e respectivas universidades, contribuindo para a internacionalização da Universidade do Porto.
    Produzir um volume de estudos a ser publicado por uma editora internacional.

     

    Comissão Organizadora/Coordenação Científica
    Maria do Rosário FERREIRA (U. Coimbra, SMELPS/IF)
    José Carlos MIRANDA (U. Porto, RGRPS/IF)
    Hélène THIEULIN-PARDO (CLEA/Sorbonne U.)
    Angela MUÑOZ FERNANDEZ (MUNARQAS, U. Castilla La Mancha)

    Go back