COLÓQUIO NARRATIVA, MÉDIA E COGNIÇÃO

NARRATIVA, MÉDIA E COGNIÇÃO

30 Junho | 1 Julho 2016
    Anfiteatro Nobre

Na sua terceira edição, o Colóquio Narrativa, Média e Cognição decorrerá nos dias 30 de junho e 1 de julho no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apoiado pelo Grupo de Investigação Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, dando continuidade às edições organizadas na Universidade do Minho (2014) e na Universidade Católica (2015).

Ao longo de dois dias, o evento reunirá dezenas de comunicações científicas distribuídas por painéis temáticos, propondo um cruzamento abrangente de áreas que, por vias diversas, chamam a si o problema da narratividade.

PROGRAMA DETALHADO

ENQUADRAMENTO

Na análise abrangente da discursividade, os estudos da narrativa ocupam naturalmente um espaço privilegiado. Em última análise, os conceitos de discursividade e narratividade tendem mesmo a convergir, o que impõe, desde logo, a necessidade de um questionamento renovado sobre a especificidade do discurso propriamente narrativo face a outros discursos. Será que devemos entender a narratividade como um processo fundacional da consciência humana (no âmbito fenomenológico) e da cultura (nos âmbitos político e epistemológico)? Ou devemos, pelo contrário, associar o conceito de narrativa ao domínio mais estrito das poéticas e metodologias narratológicas, tal como elas se manifestam nos mais variados suportes da performatividade e da expressão artística, desde a literatura ao cinema? O questionamento da narratividade e das suas narrativas ramifica-se tanto mais quanto maior a abrangência que vai sendo concedida ao conceito. Se, por um lado, a narrativa tende a confundir-se com a própria vida, perseguindo-se as respetivas leis em arquétipos psicanalíticos ou em dialéticas progressistas acerca da nossa História civilizacional, por outro lado a narrativa pode também ser assumida enquanto corpo estranho até no seio dos seus territórios mais nativos, onde o pendor “representacionista” e “figurativista” tenderia a afastar-nos da arte autêntica, como sugere Deleuze quando diz que “nenhuma arte é figurativa”. De facto, para uma arte tipicamente narrativa como o cinema, como entender, por exemplo, a afirmação de Jean Epstein de que “o cinema é verdade” enquanto “uma história é uma mentira”?

O âmbito de questionamento da narrativa mantém-se transversal às linhas separadoras entre o real e o ficcional, entre a representação e a “fragmentação” (no sentido em que Rancière usa este termo), entre a vida e o objeto performativo ou entre a individuação (que reclama uma organização da memória) e a coletividade (comunicacional e social). É neste âmbito alargado que, uma vez mais, o colóquio “Narrativa, Média e Cognição” vem promover um espaço de discussão onde se cruzam as mais diversas linhas de investigação – narratológica, sociológica, fenomenológica, gnosiológica e estética – da narratividade.

TEMÁTICAS

30 JUNHO

POÉTICAS E ESTRUTURAS NARRATIVAS NO CINEMA | 10h00
    TERRITÓRIOS DA NARRATIVIDADE | 14h00