Seminário Aberto de Estética - Estética e experiência da escrita. Maurice Blanchot

From: 2017-10-30 To:2017-10-30

Aesthetics, Politics & Knowledge
  • Seminário Aberto de Estética

Estética e experiência da escrita. Maurice Blanchot

Erika Rodrigues*
    (Instituto de Filosofia / Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge)

30 de outubro 2017 | 13h30 | Sala 302

Resumo: Desenvolvendo-se em torno do pensamento de Maurice Blanchot – o seu contexto de criação filosófica e literária e os seus principais interlocutores – o presente Seminário tem como objetivo analisar a conceptualização blanchotiana da experiência da escrita e a sua relação com uma compreensão da experiência estética.

Na perspetiva blanchotiana, a experiência da escrita institui-se através da pergunta pela realidade da sua condição insuportável, problematizando a definição de literatura, a noção de experiência e a ideia de Obra. A partir de um movimento tensional entre o desaparecimento como condição de possibilidade das palavras e a superação do impossível como a condição da sua realização, a noção de escrita é concebida como a experiência de uma aporia fundamental. Do mesmo modo, a literatura é colocada em questão através da afirmação de uma escrita que não se sustenta sobre as palavras, mas insinua-se numa sensibilidade que só existe enquanto escrita e experiência inominável do mundo. Procurar-se-á, deste modo, pensar ritmos possíveis de uma compreensão da experiência da escrita como uma experiência estética.

Imagem: Fotografia de Eugénia Vilela

* Erika Rodrigues, investigadora do Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desenvolve a sua tese de doutoramento em torno da questão da insuportabilidade da escrita no pensamento de Maurice Blanchot; publicou recentemente o texto «Entre as Musas. Narrativa e Ressonância», no livro Trajetos da Narratividade. Ensaio sobre Narrativa, Média e Cognição. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group (2017). Atualmente é professora no Balleteatro Escola Profissional.

Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502