• IF

  • Activities

    navigation

Leitura do De anima de Aristóteles

From: 2017-11-22 To:2018-01-24

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Groups


    Aristotelica Portugalensia
    Reason, Politics & Society
  • Cinco encontros de leitura e discussão do De anima de Aristóteles.

    “Ler por dentro” 2 
    O De anima de Aristóteles

    A leitura e análise do De anima de Aristóteles tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a obra e  sobre os problemas que coloca, tendo como horizonte a influência na história da filosofia ocidental, em particular no mundo latino após o século XIII. O De anima tornar-se-ia uma obra central na discussão metodológica sobre a possibilidade de uma ciência natural do homem e, a partir do século II d.C., um dos textos chave na articulação entre platonismo e aristotelismo. A tradução para árabe (c. séc. IX) e depois para latim (duas vezes no século XII, a partir do grego e também a partir do árabe, e várias vezes no rnascimento a partir do grego) acentuariam a influência da obra.

    A escrita de Aristóteles ao mesmo tempo que oferece notáveis formulações teóricas e sistemáticas deixa em aberto muitos aspectos que a tradição de comentadores procurou solucionar, de modos por vezes amplamente divergentes e que hoje continuam a suscitar quer interrogação quer novas soluções interpretativas.

    Estes encontros pretendem introduzir à leitura do texto mesmo, enfrentando as suas partes literariamente mais ásperas ou filosoficamente mais inovadoras e controversas. 

    O seminário consta de 5 sessões: 22 e 29 de novembro, 13 de dezembro, 10 e 17 janeiro, podendo outras ser adicionadas ao plano inicial (para o livro I estava prevista uma sessão, as sessões 2 e 3 resultam de questões suscitadas nas sessões que respetivamente as precedem).

     

    Terceira sessão
    José Meirinhos: Livro I: o conhecimento como afecção da alma (I.1), a apreensão dos primeiros princípios e a formação de conceitos (Analíticos segundos II.19 e Metafísica I.1)
    13 de dezembro de 2017, das 17h45 às 19h15
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1) - FLUP

     

    Segunda sessão
    José Meirinhos: Livro I: aporias sobre a alma (I.1, segunda parte), opiniões dos antigos e sobretudo a alma como harmonia dos elementos (I.4)
    29 de novembro de 2017, das 17h45 às 19h15
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1) - FLUP

     

    Primeira sessão
    José Meirinhos: Livro I: I.1, (a ciência da alma - primeira parte)
    22 de novembro de 2017, das 17h45 às 19h15
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1) - FLUP

     


    Seminário coordenado por Celia López Alcalde e Joana Serrado.


    Organização:

    Projeto Petrus Hispanus: Critical Edition and Study of the Works Attributed do Petrus Hispanus – 1 (Ref. FCT: PTDC/MHC/FIL/0216/2014) e da linha temática Medieval and Early Modern Philosophy (Gabinete de Filosofia Medieval) do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto

    ____________________________________________

    Instituto de Filosofia (UI&D 502)
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto
    Via Panorâmica s/n
    4150-564 Porto
    Tel. 22 607 71 80
    E-mail: ifilosofia@letras.up.pt
    http://ifilosofia.up.pt/

    Go back

    Activities