METAPSICOLOGIA FREUDIANA: ORIGEM, PRINCÍPIOS E ALCANCE

EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

7º SEMINÁRIO

Metapsicologia Freudiana: Origem, Princípios e Alcance

José Filipe Silva (Universidade do Porto)

30 de abril 2018  |  15h30 (segunda-feira)
    Sala de Reuniões 2

Entrada Livre

Resumo: No presente Seminário discute-se sobre os diferentes componentes do pensamento metapsicológico freudiano e respectivas fases de regeneração Tópica (Inconsciente, Pré-Consciente/Consciente; Id, Ego, Superego) e Económica (Pulsões do Ego/Autoconservação, Sexuais, Vida e Morte). Partindo da definição princeps de “aparelho psíquico” – um herdeiro funcional do primitivo “aparelho linguístico” do jovem Freud neurologista –, trabalharemos o tripé psicanalítico fundamental na sua mais larga amplitude: o inconsciente, nos seus pontos de vista/momentos descritivo, tópico, funcional, dinâmico e económico; a pulsão, através da sub-estrutura “afecto” e “representação”, dos pares dualistas que a expressam na Primeira e Segunda Tópicas, assim como da restante nomenclatura evocada (destinos e características, parcialidade, libido, narcisismo, energia livre/ligada, princípio de prazer/realidade, ego-prazer/realidade, etc.); finalmente, com o recalcamento, compreenderemos a distinção formal entre “recalcamento originário” e “recalcamento posterior”, o acompanhamento do primeiro pelo fenómeno da “fixação”, a relação com a “fantasia” ou “fantasma”, o “Complexo de Édipo”, as diferentes fases de desenvolvimento psicossexual (oral, sádico-anal e fálica) e o “período de latência”, entre outros. Ressalvando a ausência de interesse explícito por parte de Freud na unificação de um Subjekt psicanalítico, proporemos, por fim, uma leitura multiforme por “tipos” ou manifestações de sujeito: sujeito-função, sujeito-narcísico, sujeito-sintoma e sujeito-social.

Imagem: Salvador Dali, Apparatus and Hand (1927). Salvador Dali Museum, St. Petersburg, Florida, USA

Programa Seminários MLAG em História da Filosofia Contemporânea 2017/2018: http://ifilosofia.up.pt/activities/seminarios-mlag-em-historia-da-filosofia-contemporanea

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502