• IF

  • Activities

    navigation

MLAG Research Seminar 2017-2018

From: 2017-10-03 To:2018-07-31

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Mind, Language & Action
  • A filosofia é uma atividade crítica que se processa através da discussão racional e da análise de argumentos; por conseguinte, qualquer processo de investigação neste domínio sai enriquecido do confronto com diferentes pontos de vista. Com esta ideia em mente, o MLAG (Mind, Language and Action Group) do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto decidiu organizar um Research Seminar com o objetivo de promover a divulgação e a discussão de trabalhos em curso nas mais diversas áreas da filosofia.

    Trata-se de uma atividade dirigida quer a estudantes, quer a investigadores, nacionais e internacionais, que tem como objetivo criar um espaço de abertura para a apresentação e discussão de trabalhos em curso nas mais diversas áreas da filosofia. Enquanto atividade que se caracteriza pela análise conceptual e crítica de argumentos, a investigação levada a cabo em qualquer domínio desta área vê-se enriquecida com o diálogo e o confronto de várias perspetivas.

    Todos os interessados deverão enviar o título da apresentação, um resumo da mesma (até 200 palavras), e a indicação da data pretendida (se for o caso) para o e-mail: researchseminar.mlag@gmail.com.

    As apresentações deverão estar preparadas para o máximo de 40-45 minutos a que se seguirá um tempo de discussão que terá a duração máxima de 40-45 minutos.

    Qualquer questão adicional pode ser dirigida para o mesmo endereço de e-mail (researchseminar.mlag@gmail.com).

    No primeiro semestre de 2017-2018, os seminários terão lugar, preferencialmente, todas as terças-feiras, das 15h30 às 17h00 (ainda sujeito a alteração), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    A entrada é livre e gratuita. Todos aqueles que estiverem interessados em assistir e participar na discussão serão igualmente muito bem-vindos.

    Sessões previstas:

     

    12 de dezembro 2017 - Habitual Actions and the Standard Theory of Action | Flavia Felletti (PhD Student - University of Duisburg-Essen)

     

    5 de dezembro 2017 -  Mental Properties: Strongly Emergent Powerful Qualities | Joaquim Giannotti (PhD Student, University of Glasgow)

     

    21 de novembro 2017 Jogos psicológicos: a aversão à culpa no jogo do ditador | Brena Fernandez (Universidade Federal de Santa Catarina)

     

    14 de novembro 2017 - Existência e ficção lógica na filosofia do atomismo lógico de Russell | Murilo Garcia (Doutorando - Universidade Federal da Bahia & Université Paris 1)

     

    24 de outubro 2017 - Attention, blindsight and consciousness | Francisco Pereira (PhD - Universidad Alberto Hurtado)

     

    17 de outubro 2017 - Davidson acerca das mentes animais: uma (re-)interpretação de "Thought & Talk"Diana Couto (PhD Student - Universidade do Porto)

     

    10 de outubro 2017 - Explanation and analysis in the Philosophical Investigations | José Pedro Correia (PhD Student - Universidade do Porto)

     

    3 de outubro 2017 - Do formalismo de Hanslick ao concatenacionismo de Levinson – o problema da compreensão musical | Tiago Sousa (PhD Student - Universidade do Minho)


    Organização:
    Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)
    MLAG Seminars 2017-2018 (Sofia Miguens, Luís Veríssimo, Diana Couto, José Pedro Correia)

    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Financiamento: FCT

    Go back

    Activities