QUAIS OS REQUISITOS FORMAIS DA NOÇÃO KIERKEGAARDIANA DE "QUERER UMA SÓ COISA"?

From: 2018-02-12 To:2018-02-12

• MLAG RESEARCH SEMINAR 2017-2018

QUAIS OS REQUISITOS FORMAIS DA NOÇÃO KIERKEGAARDIANA DE "QUERER UMA SÓ COISA"?

Luís Mendes
    (PhD Student - Universidade da Beira Interior)

12 de fevereiro 2018 (segunda-feira)

15h30 | Sala de Reuniões 2

Resumo: Em Kierkegaard encontramos, por um lado, a noção de que a verdade consiste em viver por uma ideia. Ou seja, que o critério (para a condução da nossa vida) consiste no compromisso exclusivo (um amor, um fim último, um princípio de acção, etc.). Deste modo, parece sugerir que é indiferente saber se a ideia é esta ou aquela. Tanto faz que se viva em função do prazer, do conhecimento, do dever ou de Deus. Importa, sim, viver por aquilo que se ama ou acredita, seja o que for. Por outro lado, encontramos também a noção de que as diferentes possibilidades não são igualmente válidas. Contudo, estas duas posições parecem excluir-se mutuamente.

Ora, sugiro que é possível, sem contradição, manter que o critério é viver por uma ideia e, simultaneamente, que as ideias não são igualmente válidas. Não são igualmente válidas, precisamente, porque querer viver por uma só ideia já inclui um conjunto de requisitos formais (veremos quais). Ou seja, as ideias não são igualmente válidas porque não cumprem, com igual conveniência, os requisitos formais que querer viver por uma ideia implica. Se quero, efectivamente, viver por uma só ideia, então nem todas servem.

Imagem: Sophie Taeuber-Arp, Rising, Falling, Flying (1934)

Programa MLAG Research Seminars: http://ifilosofia.up.pt/activities/mlag-research-seminar-2017-2018

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)
    MLAG Seminars 2017-2018 (Sofia Miguens, Luís Veríssimo, Diana Couto, José Pedro Correia)