Seminário 8 | Ciclo de Seminários Filosofia, Ética e Política

• Ciclo de Seminários

Filosofia, Ética e Política​

4 de junho 2019 | 17h30
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B – Piso 1)

Seminário 8

A “Pequena Ética" Ricoeuriana

Elsio José Corá (Pós-Doc DF/IF/FLUP)

Resumo: A chamada pequena ética (petite éthique) ricoeuriana ancora-se na perspectiva de visar a vida boa, com e para os outros, em instituições justas. Ideal que se revela, simultaneamente, ético e político. O nosso propósito será apresentar o tema a partir da antropologia do homem capaz (L’homme capable)  delineado, principalmente, na obra tardia, do pensamento ricoeuriano, “Soi-même comme un autre”.

Elsio José Corá (pós-doc DF/IF/FLUP)
    Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com estágio de doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Coordenador do Grupo de Pesquisa Filosofia e Temas Contemporâneos. membro do Grupo de Pesquisa Ética e Ética Aplicada (UFSM). Foi Diretor de Políticas de ensino da UFFS no período de 2010 a 2015. Atuou como Coordenador Geral do Ensino Fundamental do Ministério de Educação (MEC), Brasil, de 2015 a 2016.

Algumas das publicações:
    - CORÁ, É. J. MORELLO, E., “Recém-chegados, Apátridas e Refugiados: Os Modos de Aparecer do Estranho na Obra de Hannah Arendt”, v. 2, p. 81-104, 2018, http://dx.doi.org/10.13125/CH/3439
    - CORÁ, É. J.; Silva, B. F . “O Narrar e o Agir em Paul Ricoeur”, SODEBRÁS, v. 11, p. 26-29, 2016.
    - CORÁ, É. J.; NASCIMENTO, C. R. (Org.) . Paul Ricoeur: um olhar dos seus leitores. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014.
    - CORÁ, É. J.; LEONHARDT, R. R. (Org.) . O Legado de Ricoeur. 1ª. ed. Guarapuava, PR.: Unicentro, 2011. v. I. 408p.

Imagem: Fotografia de Isabel Marques

Ciclo de Seminários Filosofia, Ética e Política 2018-2019https://ifilosofia.up.pt/activities/ciclo-de-seminarios-filosofia-etica-e-politica

Research Group Philosophy and Public Space
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502