Seminário Aberto de Estética - A humanidade incómoda. Arte em tempos de aflição

Aesthetics, Politics & Knowledge
  • Seminário Aberto de Estética

A humanidade incómoda.
    Arte em tempos de aflição

Eduardo Pellejero*
    (Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil)

26 de junho 2018 | 15h00
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

Resumo: Brice Parain dizia que a guerra, de forma terrível e paradoxal, dera valor à vida e recordara aos homens que não podem perder um só instante, mas também incubara neles uma desconfiança em relação à linguagem nunca antes imaginada. A mesma desconfiança contagiara as imagens de uma irrealidade nauseabunda, colocando em causa o valor que ainda podiam chegar a ter para a humanidade.

De todos os modos, nos campos de concentração e nas prisões, no exílio e nas trincheiras, a arte soube partilhar as privações do quotidiano, passando a ser tão importante muitas vezes como alimentar-se e se aquecer, recuperando em certo modo a sua antiga função catártica. E nas sombras cuidou das palavras e das imagens, da sensibilidade e da imaginação, da precária humanidade do animal humano.

O presente trabalho pretende refletir sobre o que dão a pensar essas imagens nas quais a arte oferece a última resistência possível.

Imagem: Charlotte Salomon, Leben? Oder Theater? (c. 1940-1942). Joods Historisch Museum, Amsterdam

* Eduardo Pellejero é graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética na Universidade Federal de Rio Grande do Norte (Brasil). Forma parte do Programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da mesma universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da estética, a filosofia da arte e da literatura. É o vice-coordenador do grupo ACEFALO.

Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502