• IF

  • Activities

    navigation

Seminário Aberto de Estética - A realidade potencial. Visões do possível e do impossível

From: 2018-12-12 To:2018-12-12

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Aesthetics, Politics & Knowledge
  • Seminário Aberto de Estética

    A realidade potencial. Visões do possível e do impossível

     

    Eduardo Pellejero*
    (Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil)

     

    12 de dezembro 2018 | 17h30 | Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

    Faculdade de Letras da Universidade do Porto

    Entrada livre

     

    Resumo: Não escolhemos o tempo que nos toca viver. Estar lançados no mundo é próprio da existência humana, conforme uma das marcas da finitude e constitui uma das dimensões da nossa historicidade – a mais evidente, a mais dura, a mais difícil de aceitar. Não escolhemos o tempo que nos toca viver.
    Porém, o próprio tempo não é simples. Sob a sua configuração histórica num estado de coisas concreto, além do seu rebatimento sobre o presente, o tempo não deixa de fluir, segundo uma pluralidade de linhas intempestivas, que dependem para devir-mundo da nossa adesão ou do nosso compromisso – e essa é outra das dimensões da nossa historicidade. Podemos trabalhar o tempo, no tempo, contra o tempo, em proveito de um tempo por vir.
    O presente trabalho pretende explorar o modo em que pequenas percepções da realidade potencial podem envolver o agenciamento de outras ordens de relações possíveis.

     

    Imagem: Fotografia de Eugénia Vilela

     

    * Eduardo Pellejero é graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética na Universidade Federal de Rio Grande do Norte (Brasil). Forma parte do Programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da mesma universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da estética, a filosofia da arte e da literatura. É o vice-coordenador do grupo ACEFALO.


    Organização:
    Eugénia Vilela
    Research Group Aesthetics, Politics and Knowledge
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502

    Go back

    Activities