Sessão 10 | PPS Talks | 2021-2022 | Zoom Seminars

Philosophy & Public Space
  • 22 de novembro 2021 (segunda-feira) | 18h00

Sessão 10

A dimensão do político em Spinoza: a afirmação radical da potência, do conatus – um modo de resistência à dominação?

| Valéria Ramos (Universidade Federal Fluminense / IF-UP)

Moderação: Paula Cristina Pereira (IF-UP)

ONLINE
    Link para a sessão Zoom deve ser solicitado por email: ifilosofia@letras.up.pt (até às 17h00 do próprio dia).
    Por favor, indicar afiliação institucional e categoria (professor, estudante, etc.) para completar a inscrição.

Resumo:  A proposta é, ainda que de maneira breve, dar a ver o quanto Spinoza mergulha na tradição filosófica para emergir dela com um pensamento radicalmente outro. Um pensamento engendrado, no caso de Spinoza, de modo necessariamente imanente, que tem na imanência o seu pathos filosófico e na liberdade e no pensamento um de seus essenciais problemas. Entretanto, importa mostrar que, se por um lado, o pensamento imanente, na história da filosofia, não seja exclusivo de Spinoza; por outro, com ele, ganha outras configurações, cujos efeitos são inéditos e singulares.

Como estratégia, a ideia é iniciar esta conferência com alguns aspectos incomuns da ética spinozista para, então, saltar para o problema do político, apartando-o do campo jurídico, para afirmá-lo, de modo necessário, como uma questão de potência, portanto, afeto, paixão e desejo. Por consequência, a partir dos conceitos de conatus prudência, interessa, finalmente, afirmar a interpretação de que o pensamento spinozista institui-se, de maneira virulenta, como uma filosofia prática, de resistência à dominação, potente ferramenta para compreender este nosso mundo.

Valéria do Carmo Ramos possui pós-doutorado em Filosofia, pela Universidade do Porto (2020). Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio no exterior, na Universidade Nova de Lisboa e na do Porto (2014); doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006); mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); especialização em Psicanálise (CEPCOP), pela Universidade Santa Úrsula (1987); graduação em Psicologia (bacharelado, licenciatura e psicóloga) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). É, atualmente, psicóloga e professora titular, aposentada, na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Saúde e Educação – na primeira, com ênfase na história da Filosofia - atuando nos seguintes temas: esquizoanálise, natureza, devir, devir-criança, ética dos encontros, imanência, criação, processos de singularização, potência e poder. No momento, dedica-se à pesquisa sobre a micropolítica e as semióticas das relações de trabalho nas práticas do cuidado em saúde e nas práticas docentes dos ensinos básico, técnico e tecnológico.

Ciclo de Seminários PPS Talks 2021-2022 | Zoom Seminars: https://ifilosofia.up.pt/activities/pps-talks-2021-2022-zoom-seminars

Imagem: Fotografia de Irandina Afonso

Research Group Philosophy and Public Space
    Apoio técnico, divulgação e comunicação: Irandina Afonso | Isabel Marques