Sessão aberta do Seminário de Filosofia I: Ética e Mundo Contemporâneo

From: 2020-03-03 To:2020-03-03

Medieval & Early Modern Philosophy
  • 3 de março 2020 (terça-feira) | 15h00 - 17h30
    Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

Sessão aberta do Seminário de Filosofia I: «Ética e Mundo Contemporâneo», coorganizada pelo seminário de Mestrado em Ensino da Filosofia e pelo Projeto de Investigação From Data to Wisdom.

Há uma ética dos dados no mundo digital?
    -Os Paradoxos da privacidade e a disponibilidade imaginaria nas redes sociais-

José Higuera (IF-UP)

Pode passar dez dias sem um ecrã? A questão colocada pelo Jacques Brodeur revela a fraqueza de nossas comunidades digitais, pois não temos uma resposta certa para essa pergunta. Nem sequer estamos certos se poderíamos cumprir os dez dias. O New York Times já propôs aos seus jornalistas viver um mês sem ecrãs. As descrições da experiência são benéficas. Contudo, há um tipo de padecimento que é difícil de descrever, mas todos concordam: dependência. A questão a tratar é a de saber exatamente de que dependemos. Da nossa possibilidade de gerar dados nas redes sociais ou de nossa permanente projeção individual perante os 500 contatos do Facebook? Entre os dados gerados e a imagem sempre disponível de nós mesmos, desenvolve-se uma questão ultimíssima: é necessária uma ética digital? Uma «via dourada» -como disse Aristóteles - para compreender nossa disponibilidade ilimitada no mundo digital.

Org. José Higuera, João Rebalde e Paula Oliveira e Silva

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Project From Data to Wisdom. Philosophizing Data Visualizations in the Middle Ages and Early Modernity (13th-17th Century) - FDTW (POCI-01-0145-FEDER-029717)