• IF

  • Activities

    navigation

Apresentação do livro de Timothy Williamson: Filosofar

From: 2019-11-15 To:2019-11-15

Go back
  • Thematic Lines


    Medieval & Early Modern Philosophy
    Modern & Contemporary Philosophy
  • Livraria Flâneur, 15 de novembro, às 18h00

    Apresentação do livro com a presença do autor

    Timothy Williamson, Filosofar: da curiosidade comum ao raciocínio lógico

    Apresentação
    — João Branquinho (Universidade de Lisboa)
    — Vítor Guerreiro (Instituto de Filosofia)

    — intervenção de Timothy Williamson (Universidade de Oxford)

     

    Livraria Flaneur, R. de Fernandes Costa 88, 4100-240 Porto
    15 de novembro de 2019, sexta às 18h00

     

    Timothy Williamson neste livro mostra como se pode filosofar, fornecendo esclarecedores exemplos de como grandes filósofos do passado e do presente o têm feito, ao mesmo tempo que nos oferece um imprescindível guia prático sobre o que fazer com o senso comum, como discutir ideias, como e para quê clarificar conceitos, qual a utilidade das experiências mentais, como comparar teorias, qual o papel da lógica, como usar a história da filosofia, bem como a informação oriunda de outras áreas (história, antropologia social, psicologia, economia, linguística, ciências computacionais, matemática, biologia, física, etc.) e para que servem e como se constroem modelos teóricos em filosofia.

    O resultado é não só permitir-nos compreender como se faz filosofia na prática, mas também ensinar-nos a avaliar criticamente melhor ideias filosóficas, designadamente as que usa no livro como exemplos.

     

    Timothy Williamson é Professor de Lógica na Universidade de Oxford e Professor Convidado na Universidade de Yale. Tem publicado livros e artigos sobre diversas áreas da filosofia, alguns traduzidos para francês, alemão, espanhol, italiano, turco, chinês, húngaro, sérvio, coreano e, agora também, português. Escreve frequentemente artigos sobre filosofia no Times Literary Supplement, no reputado blogue The Stone do New York Times, e noutros jornais de vários países.

     

    Organização: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Go back

    Activities