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Nº 32 (2013)

 Secret and Discovery in Medieval Philosophy (ed. by J. Meirinhos)

Recensões. Índices.

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Nº 31 (2012)

Scholastica colonialis & Scholastica Iberica. Novos Estudos /New Studies (ed. by A. Culleton - R.H. Pich)

Recensões. Índices.

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Nº 30 (2011)

Miscelânea de estudos.

Recensões. Índices.

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Nº 29 (2010)

Miscelânea de estudos.

Recensões. Índices.

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Nº 28 (2009)

Miscelânea de estudos.

Recensões. Índices.

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Nº 27 (2008)

Miscelânea de estudos.

Recensões. Índices.

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Nº 26 (2007)

Estudos: Giovanna Murano, «La tradizione delle opere di Iohannes de Deo ed il ms Roma, Biblioteca Casanatense 1094 (A.II.10)»; Francesco Fiorentino, «Species nei secoli XIII-XIV»; Roberto Hofmeister Pich, «Scotus sobre o estatuto ontológico do tempo».
Crónica. Recensões. Índices.

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Nº 25 (2006)

Idade Média e Filosofia. Actas do Iº Colóquio da Sociedade Portuguesa de Filosofia Medieval, ed. M. S. de Carvalho.
Introdução. M.C. Pacheco, «Filosofia e Teologia no pensamento medieval – reflexões críticas»; M.L.L.O. Xavier, «Conhecer a Filosofia da Idade Média: uma atitude de cultura»; J. Meirinhos, «O que é a filosofia medieval: tendências da historiografia recente»; M.M.B. Martins, «As três ciências teoréticas em Aristóteles: uma leitura da Metafísica E, 1-2 e N, 2-3»; F. Afonso, «Para uma Metafísica da Beleza em Pseudo-Dionísio»; J.M.C. Macedo, «Sobre a Processão do Espírito Santo em Escoto Eriúgena»; B.F.C. Marques, «‘Philosophus’ – ‘philosophi’ – ‘secundum theologos’: a relação entre Filosofia e Teologia na Summa Sermonum de Frei Paio de Coimbra, O.P.»; M.C.Camps, «O estatuto do embrião em Tomás de Aquino e Gregório de Nissa: A relação alma- corpo e o início da vida humana.»; P. Parcerias, «Duns Escoto e o conceito heterogeológico de tempo»; M.S.M. Nogueira, «Considerações Sobre o 'Desiderium intellectuale' em Nicolau de Cusa»; P. Borges, «Do Bem de Nada ser. Supra-existência, aniquilamento e deificação em Margarida Porete»; J. Serrado, «Escreviver: a ‘écriture féminine’ em Joana de Jesus. Contributos para um estudo histórico-hermenêutico da mística do Lorvão»; J.M.S. Rosa «O milagroso poder de começar. Hannah Arendt leitora de Santo Agostinho».
Crónica. Recensões. Índices.

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Nº 24 (2005)

Ética e Política na Idade Média, ed. J.F. Meirinhos.
Prefácio. Estudos: J. Savian Filho, «Boécio e a ética da felicidade»; A. Fiodora, «Ética y Política en el De divisione philosophiae de Domingo Gundisalvo»; J.R. Pierpauli, «Alberto Magno y la Ética Filosófica»; F. Bertelloni, «Filosofía y teoría política: modelos causales en las teorías políticas de Tomás de Aquino, Egidio Romano y Juan Quidort»; J.F. Meirinhos, «Felicidade do intelecto e unidade do poder na Monarquia de Dante»; J.A.C.R. Souza, «D. Frei Álvaro Pais: os regimes políticos e outros temas correlatos»; M. Toste, «O princeps nos comentários à Política»; L. Lanza, «Il princeps nei commenti all'Ética e nei Specula principum»; D.A. Lines, «Research and Perspectives in Renaissance Ethics»; M.S. Carvalho, «Metamorfoses da ética peripatética. Estudo de um caso quinhentista conimbricense: As Disputas sobre os livros da Ética a Nicómaco».
Recensões. Índices.

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Nº 23 (2004)

M.C. Pacheco — J.F. Meirinhos (éds.), Intellect et imagination dans la Philosophie Médiévale / Intellect and Imagination in Medieval Philosophy / Intelecto e imaginação na Filosofia Medieval. Actes du XIe Congrès International de Philosophie Médiévale de la Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale (S.I.E.P.M.), Porto, du 26 au 31 août 2002.
Préface / Foreword / Prefácio (VII-XLII);
Perspectives de la Patristique / Patristic Perspectives / Perspectivas da Patrística: M.L. Colish, «Imagining the New, Re-imagining the Old Ethics for the Common Man in the Patriarch Treatises of Ambrose of Milan» (1-12);
Langage, signes et signification / Language, Signs and Signification / Linguagem signos e significação: H. Kohlenberger, «Aspekte der Rationalisierung im 11. Jahrhundert Kontinuität und Diskontinuität» (15-28); S.R. Paine, «The Seven signa: Implications of a Medieval Notion» (29-40); Ch. Kann, «Synkategoremata bei William of Sherwood» (41-52); K. Krauze-Błachowicz, «Modi significandi in Johannes Glogoviensis’ grammar» (53-62);
Observer et imaginer la nature / Observing and Imagining Nature / Observar: e imaginar a natureza: E. Khintibidze, «Aristotelian definition of soul in Rustavel’s Poem (12th Century)» (65-68); P. Faitanin, «Embriologia Tomista: criação e individuação da alma humana simultânea à disposição do corpo» (69-80); M. Gensler, «Walter Burley on the influence of planet» (81-88); P.E. Fornaciari, «La Vera Astrologia nelle Conclusiones di Giovanni Pico Della Mirandola» (89-102);
Volonté et liberté / Will and Freedom / Vontade e liberdade: A.B. Schoedinger, «Anselm of Canterbury on Grace and Free Choice» (105-10); B. Saouma, «Volonté humaine et volonté divine chez Bernard de Clairvaux et Robert d’Arbrissel» (111-20); T.M. Holopainen, «Formally and Equivalently Imperative Acts of Will in Ockham’s Moral Thought» (121-32); A. Boadas, «La libertad en la Escuela de Oxford» (133-44); M.S. Fernández-García, «Probabilismo, providencia y libertad en el De Fato de Cicerón y su recepción en Lorenzo Valla»(145-56);
Éthique et politique / Ethics and Politics / Ética e política: P. Roche Arnas, «La plenitudo potestatis en el De ecclesiastica potestate de Egidio Romano» (159-70); G.J. Etzkorn, «Marcus of Orvieto’s Liber de Moralitatibus» (171-76); J.M. Soto Rábanos, «Ideario político religioso de Nicolás de Cusa en su obra De concordantia catholica» (177-92); J.M. Ayala, «El ingenio como razón moral» (193-202); M.L.S. Ganho, «A Problemática Ética na Filosofia Portuguesa Medieval» (203-14);
Esse, vérité, Dieu et le moi / Esse, Truth, God and the Self / Esse, verdade, Deus e o eu: A. Kijewska, «The True and the False ‘I’ in Boethius’ De consolatione» (217-26); S. Filippi, «Sobre la noción de veritas como adaequatio. Dificultades contemporáneas para la comprensión del pensamiento medieval» (227-38); R. Oscar Díez, «El argumento anselmiano» (239-48); C.A.R. Nascimento, «Metafísica negativa em Tomás de Aquino» (249-58); G. Leibold, «Zur Debatte über die Finalkausalität bei Ockham» (259-66); L. Moonan «Posse de potentia ordinata/ absoluta dei: a philosophical reconsideration» (267-76); A.G. Gavric, «Le modus et les transcendantaux dans le traité De modis rerum de Rémi de Florence» (277-92); P.M.G. Parcerias, «João de Ripa e o conceito enquanto acontecimento metafísico» (293-304); J.L. Cantón Alonso, «Sobre la noción de filiatio Dei en Nicolás de Cusa» (305-16);
Théologie de l’histoire et eschatologie / Theology of History and Eschatology / Teologia da História e escatologia: I. Biliarsky, «La théologie d’histoire et l’image de soi (Un exemple de la Bulgarie médiévale)» (319-34); J. Dudley, «Happiness, human nature and teleology in ancient and mediaevel philosophy» (335-42); M. Paluch, «The Different Understandings of the Augustinian Principle ‘God permits the evil for the good’ (Enchiridion, ch. 3) and their Importance for the History of Salvation» (343-54);
Au delà de l’intellect / Beyond Intellect / Para lá do intelecto: J. Stos, «Die mystische Theologie des Jakob von Paradies» (357-70); S. Orrego Sánchez, «Pedro de Ledesma (Salamanca, s. XVI): contemplación mística de la realidad creada desde el acto de ser» (371-84); Th. Prügl, «Sleep, Dreams and Revelation in Medieval Commentaries on Job» (385-96); H. Nakamura, «Divinum quemdam affectum induit. Zum Verhältnis zwischen contemplatio und caritas bei Richard von St. Vikto» (397-410); M. Olszewski, «Contemplatio and speculatio: Are they synonyms or not?» (411-22);
Sur la beauté, les couleurs et la vision / On Beauty, Colours and Sight / Sobre a beleza, cores e visão: T. Bartos, «Pulchrum and pulchritudo in Thomas Aquinas’ Comment on De divinis nominibus by Pseudo- Dionysius Areopagite» (425-32); A.T. Canavero, «Il vestito verde di Armonia. Appunti sul problema dei colori medi tra Medioevo e Rinascimento» (433-46); M.S.M. Nogueira, «A metáfora do olhar em Nicolau de Cusa» (447-54);
Indices: Index Nominum Antiquorum et Mediaevalium; Index Nominum Modernorum; Index Auctorum.

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Nº 22 (2003), 200 pp.

Homenagem: F.J.B.S. Sardo (†), «Teologia cósmica, destino e sageza em Cleantes de Assos» (11-52); Estudos: Ch. Erismann, «Proprietatum collectio. Anselme de Canterbury et le problème de l’individuation» (55-71); M. Beltrán — G. Sullana, «Los dos incompatibles Dioses de Maimónides» (73-92); G. Guldentops, «“Famosus expositor...”: On Bate’s (Anti-) Thomism» (93-119); M.C. Camps, «A Presença do Policraticus de João de Salisbúria na Crónica de D. João I de Fernão Lopes» (121-156); Materiais: R. Étaix, «Le recueil des homélies sur les évangiles du temporal dans le manuscrit Porto, BPM, Santa Cruz 4 (nº geral 23)» (159-167). Recensões (171-190). Índices.

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Nº 21 (2002), 203 pp.

Estudos: O.F. Bauchwitz, «Intelecto e Teofania: o homem como interlocutor do nada» (9-19); J.F. Silva, «Teologia e teoria das ciências em Hugo de S. Victor» (21-36); G. Guldentops, «Les amours d'Albert le Grand» (37-55); C.J. Fernández, «Origen y finalidad de la política en el De regno de Tomás de Aquino» (57-87); G. Fioravanti, «Un trattato medievale di eugenetica: il Libellus de ingenio bone nativitatis» (89-111). Materiais: R. Costa, «Cluny, Jerusalém celeste encarnada (séculos X-Xiii)» (115-37); C.E.S. Dias e L.A. De Boni, «Traduções de filosofia Medieval no Brasil: 1980-2002» (139-61). Recensões (165-191). Índices.

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Nº 20 (2001), 204 pp.

Texto: Mestre Eckhart: Dois sermões sobre o intelecto, trad. de L. Augusto (9-23). Estudos: A. Dugan, «The Santa Cruz Transcription of Benedict of Peterborough's Liber miraculorum beati Thome: Porto, BPM, cod. Santa Cruz 60» (27-55); S. Nagel, «Sensi e passioni dell'anima nel Libro della correzione dei costumi dell'anima di Shelomoh ibn Garibol» (57-79); S. Perfetti, «Immagini della Repubblica nei commenti medievali alla Politica di Aristotele: I casi di Alberto Magno e Tommaso d’aquino» (81-94). Materiais: J.F. Meirinhos, «Liber de causis, breve história e duas traduções recentes» (97-106); M. Toste, «Autores portugueses na Bibliotheca carmelitana de Cosme de Villiers» (107-161). Recensões (165-189). Índices.

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Nº 19 (2001), 161 pp.

P. Parcerias, Duns Escoto, o pensável e a metafísica virtual. Índice.

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Nº 17/18 (2000)

Corpo e natureza na Idade Média. Actas do colóquio. Índices.

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Nº 15-16 (1999), 195 pp.

Pedro Hispano, Tesoro de los Proves. Versão em Judeu Castelhano Aljamiado (século XV). Introdução, edição e índices por M.A.S.C. Mendes. Índices.

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Nº 13-14 (1998), 495 pp.

M.B. Martins, L'herméneutique originaire d'Augustin en relation avec une ré-appropriation heideggerienne.

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Nº 11-12 (1997), 262 pp.

Texto: Bernardo de Claraval: Apologia para Guilherme, Abade, Apresentação, tradução e notas de G.J.A.C. Dias (7-76). Estudos: M.F. Blanc, «O ente, o ser e os seus transcendentais» (77-90); M.M.B. Martins, «La théorie de la représentation chez dans le livre XI du De Trinitate» (91-118); V. Rodrigues, «La conception de la Philosophie chez Thierry de Chartres» (119-137); J.F. Meirinhos, «S. António de Lisboa, escritor. A tradição dos semones: manuscritos, edições e tesxtos espúrios» (139-182); B.F.C. Marques, «Santo António de Lisboa na ‘Summa Sermonum? De frei Paio de Coimbra» (183-210); M.A.S. Carvalho, «Sobre o projecto do Tractatus de productione creaturae de Henrique de Gand» (211-230); R. Costa, «Ramon Llull (1232-1316) e o modelo cavaleiresco ibérico: o Libro del Orden de Caballería» (231-252).

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Nº 10 (1996), 125 pp.

[Dionysius ps. Areopagita, Teologia mistica]
Pseudo-Dionísio Areopagita, Teologia Mística [ed. bilingue grego/port.]. Versão do grego e estudo complementar por M.A.S. Carvalho.

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Nº 9 (1996), 149 pp.

[Thomas Aquinas, De eternitate mundi]
Tomás de Aquino, De eternitate mundi/ Sobre a etrenidade do mundo. Texto latino da ed. Leonina. Tradução e estudo doutrinal por J.M.C. Macedo.

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Nº 7-8 (1995), 606 pp.

QVODLIBETARIA. Miscellanea studiorum in honorem Prof. J. M. da Cruz Pontes Anno iubilationis suae, Conimbrigae MCMXCV. Cura M.A.S. Carvalho, iuvamen praestante J.F. Meirinhos.
M.C. Pacheco, Prefácio (9-10); Tabula gratulatoria: «O Professor Doutor José Maria da Cruz Pontes» (17-28); «Bibliografia do Prof. Doutor J. M. da Cruz Pontes» (29-50). ESTUDOS: J. Ayala Martinez, «Tres escritores latinos nacidos en el valle medio del Ebro (siglos I. a.C. — IV d. C.): Marcial, Quintiliano, Prudencio» (51-78); M.A. Trindade, «S. Justino — a sua doutrina sobre o Logos» (79-97); E.A. Moutsopoulos, «Une réminiscence de Proclus chez Théodore Stoudite?» (99-102); C. Steel, «Lost Simplicity. Eriugena on sexual difference» (103-126); J. Decorte, «Medieval Philosophy as a 'Second Voyage'. The Case of Anselm of Canterbury and of Nicholas of Cusa» (127-151); F. Bertelloni, «Status... quod non est res. Facticidad del status como fundamento de la universalización de lo real en Pedro Abelardo» (153-175); G.J. McAleer, «Reason, the Ethical Subject and Sin in the Thought of Peter Abelard» (177-198); J. Lomba Fuentes, «La transmisión del saber andalusí a Europa en la Corona de Aragón» (199-220); Ch. Burnett, «'Magister Iohannes Hispalensis et Limiensis' and Qusta ibn Luqa's De differentia spiritus et animae. A Portuguese Contribution to the Arts Curriculum?» (221-267); J.A. Aertsen, «The Beginning of the Doctrine of the Transcendentals in Philip the Cancellor (ca. 1230)» (269-286); R.J. Teske, S.J., «William of Auvergne's Arguments for the Newness of the World» (287-302); A. Lobato, «O.P., «El papa Juan XXI y los Dominicos» (303-327); J.F. Meirinhos, «A atribuição a Petrus Yspanus das Sententie super libro de physonomia de Guillelmus Hispanus, no manuscrito Vaticano, Urb. lat. 1392» (329-359); Ch. Trottmann, «Sciences optiques et théologie de la vision béatifique à la cour pontificale de Viterbe» (361-401); L. Hödl, «Die Ganzheit Gottes in der Theologie des Heinrich von Gent (1293)» (403-426); R. Macken, «The Human Will as Decision-Maker in the Human Person, According to the Philosphy of Henry of Ghent» (427-439); J. Spruyt, «Henry of Ghent on the Use of denials (A Chapter in the History of Negation)» (441-471); L.M. de Rijk, «Ockham's Horror of the Universal. An Assessment of his View of Individuality» (473-497); M.C. Pacheco, «O sentido da Paz na tradição e no testemunho da Geração de Avis» (499-513); A.M. Martins, «Liberdade e autonomia em Fonseca» (515-527); M.A.S. Carvalho, «"Inter Philosophos non mediocris contentio". A propósito de Pedro da Fonseca e do contexto medieval da distinção essência/existência» (529-562); J.C. Lavajo, «Nicolau Clenardo e o diálogo judaico-cristão» (563-577); A. Caturelli, «La sinderesis y el relativismo ético contemporaneo» (579-591); S. Swiezawski, «Importance du conciliarisme medieval dans l'histoire spirituelle de l'Europe» (593-603).

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Nº 5-6 (1994), 340 pp.

Diálogo filosófico-religioso entre cristianismo, judaísmo e islamismo durante la Edad Media en la Península Ibérica – Comunicações. [El Escorial, 23-26 de Junho de 1991].
H. Santiago-Otero, «Prefacio» (7-8); J.-P. Rothschild, «'Eli 'Habilio, Philosophe juif et traducteur de latin en hébreu (Flor. Ca 1465 - Post 1477)» (9-20); M.L. Arduini, «'Potere' e 'ragione' nel Dialogus di Pietro Alfonsi (Mosè Sefardi). Linee preliminari per una ipotese interpretativa» (21-97); M.L.S. Ganho, «Une œuvre de Theólogie "adversus judaeos" d'un auteur portugais anonyme du milieu du XIVe siècle» (99-108); J.M. Ayala, «El arte mudéjar, un arte de convivencia tipicamente español» (109-118); A. Schippers, «Problemas de la adaptación de la poesía hebrea a la poética árabe en España musulmana» (119-127); I. Sanz Sancho, «Notas sobre las relaciones de los judíos y conversos con la sociedad cordobesa en la baja Idad Media» (129-163); J.C. Gonçalves, «Las religiones no cristianas en 'Los Lusiadas' de Luís de Camões» (165-171); A. Martínez Lorca, «¿Como fue posible la germinación de la filosofía en Al-Andalus?» (173-189); W.W. Artus, «Judaísmo e Islamismo en la autobiografía y en algunos escritos de Raimundo Lulio» (191-203); M.P. Ginebra I Molins, «La ciencia como vehículo de diálogo entre cristianismo e Islamismo: Gerberto de Aurillac y la cultura hispánica» (205-218); L.J. Elders, «Averroès et Thomas d'Aquin» (219-229); A. Echevarria, «El Mi'raj en la literatura castellana del siglo XV» (231-246); M.P. Ferrer Rodriguez, «Relación transcendental 'materia-forma' en el 'Fons Vitae' de Ibn Gabirol» (247-258); C.A. Lértora Mendoza, «Ibn Gabirol: Un aporte a la filosofía judeo-cristiana». (259-275); A. Losa, «Le satut légal des maures et des juifs portugais pendant les XIIe-XVe siècles» (277-307); J.Ch. Lavajo, «Alvaro Pelagio dans le contexte médiéval, islamo-chrétien ibérique» (309-340).

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Nº 4 (1993), 246 pp.

[ Martinus Bracarensis, De ira ]
P.F. Alberto, O De ira de Martinho de Braga. Estudo, edição crítica, tradução e comentário. Prefácio de M.C. Pacheco.

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Nº 3 (1993), 235 pp.

[ Henricus de Gandavo ]
M.C. Pacheco, «No sétimo centenário da morte do filósofo e teólogo Henrique de Gand» (7-8); M.A.S. Carvalho, «Henrique de Gand, «1293-1993» (9-23); R. Macken, «Henry of Ghent as Defender of Human Heroism» (25-45); R. Macken, «Human Self-Defense Against Injustice and Opression in the Philosophy of Henry of Ghent» (47-54); L. Hödl, «Die 'doppelte Wahreit' vom Unendlichen in den Questiones ordinariae (Summa) des Heinrich von Ghent» (55-75); G.A. Wilson, «Non-Being: Eviternity and Time in the Ontology of Henry of Ghent» (77-90); J. Decorte, «Thomas Aquinas and Henry of Ghent on God's Relation to the World» (91-107); P. Porro, «Ponere statum. Idee divine, perfezioni creaturali e ordine del mondo in Enrico de Gand» (109-159); M.A.S. Carvalho, «Sentido e alcance do pensamento de Henrique de Gand. Explicação da nona questão do 'Quodlibet I': a relação essência/existência» (161-205); B. Hachmann - M.A.S. Carvalho, «Os conimbricenses e Pedro da Fonseca como leitores de Henrique de Gand» (207-212); «Bibliografia de Henrique de Gand» (213-235).

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Nº 2 (1992), 195 pp.

F. Bertelloni, «Los estudios sobre el pensamiento político medieval» (7-34); C. Macedo, «Do sagrado em Plotino e Santo Agostinho» (35-67); J.F. Meirinhos, «Da gnosiologia à moral. Pragmática da pregação em Stº. António de Lisboa» (69-90); B. Faes de Mottoni, «La conoscenza mattutina dell'angelo secondo Bonaventura» (91-101); M.C. Pacheco, «A razão escolástica como recusa do círculo» (103-21); J.S. Peixoto, «Existência e sacrifício. A totalidade como horizonte integrante do culto espiritual» (123-60); F. Pombo, «O tempo em Husserl: uma filiação em S. Agostinho?» (161-74); M.P. Ferrer Rodriguez, «Conocimiento angelico versus conocimiento humano según Tomás de Aquino» (175-83); H. Santiago-Otero - Klaus Reinhardt, «Escritos de polémica antijudía en la lengua vernácula» (185-95).

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Nº 1 (1992), 121 pp.

[ Augustinus Aurelius, De natura boni ]
S. Agostinho, Sobre a natureza do Bem / De natura boni (ed. bilingue). Trad., introd., notas, bibliografia et indices por M.A.S. Carvalho.

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