• IF

  • Members

    navigation

Ana Lima

PhD Candidate

Ana Alexandra Macedo Lima

Integrated member

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Group


    Aristotelica Portugalensia
  • Web information and contact

    Curriculum Vitae

    Doutoranda do Programa doutoral em Filosofia da Universidade do Porto
    Projeto: Razão, Verdade e Apologia no pensamento de Oróbio de Castro
    Bolseira de doutoramento da FCT
    Ref.ª: SFRH/BD/90695/2012

    Formação académica

    Licenciatura em História – variante de Arqueologia, 2000

    Faculdade de Letras da Universidde do Porto

    Mestrado em Estudos Locais e Regionais – Especialização em construção de Memórias Históricas

    Faculdade de Letras da Universidde do Porto

    Título da dissertação: Deus e o Mundo na pena de um Rabi do Porto – Considerações em torno da “Nomologia” de Imanuel Aboab Orientador: Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva Domínio científico: História

    Conclusão do 1º ano com média de 16 valores. Frequência do 2º como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2011.

    Universidade do Porto Faculdade: Faculdade de Letras

    Título da tese: Razão, Verdade e Apologia no pensamento de Oróbio de Castro

    Orientador: Professor Doutor José Francisco Preto Meirinhos Co-orientador: Professor Doutor Yosef Kaplan – Hebrew University of Jerusalem

    Formação complementar:

    2013: Seminário de investigação The Early Modern Period in Jewish History: towards a Trans-Regional and Cross-Cultural Interpretation, ministrado pelo Professor Doutor David B. Ruderman (University of Pennsylvania: Departament of History; Herbert D. Katz Center for Advanced Judaic Studies) no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madrid, Espanha).

    Atividades e projetos:

    Membro do Instituto de Filosofia, na qualidade de investigadora doutoranda bolseira do Gabinete de Filosofia Medieval (GFM).

    De 2011 ao presente: Doutoranda colaboradora do Projeto Iberian Scholastic at the Crossroads of Western Reason: The reception of Aristotle and the transition to Modernity (ISPCWR), dirigido pelo Professor Doutor José Francisco Preto Meirinhos, no âmbito do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    De 2011 ao presente: Editora da área de autores de língua hebraica do Projeto ARCA – Textos e Autores Medievais Portugueses, desenvolvido no âmbito do Gabinete de Filosofia Medieval do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    2013: Doutoranda colaboradora do Projeto Animal Rationale Mortale: a natureza do homem e das paixões da alma nos Comentários ao “De Anima” produzidos nas Universidades portuguesas nos finais do século XVI, no âmbito do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

    2013: Editora do Projeto Autores Sefarditas Portugueses/Sephardic Portuguese Authors, um projeto colaborativo que visa reunir o legado intelectual dos autores sefarditas portugueses ou de origem portuguesa (do século XII ao XVIII), em todos os domínios, mas sobretudo nos da Filosofia, Ciência e Teologia. O projeto articula-se com o Projeto ARCA e é dirigido pelo Professor Doutor José Francisco Preto Meirinhos, no âmbito do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto. É consultor científico do projeto o Professor Doutor Javier Castaño, do Instituto de Lenguas y Culturas del Mediterráneo y del Próximo Oriente, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha) e da European Association for Jewish Studies. O projeto é co-financiado pelo Instituto de Filosofia e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

    Outras atividades:

    2011: Comunicação oral por convite: «A melancolia nas Centúrias de Curas Medicinais de Amato Lusitano», Seminario Scholastica Salmaticensis: De passionibus et virtutibus, Universidade de Salamanca.

    2013: Membro da comissão organizadora do Vº Congresso Europeu de Estudos Medievais Segredo e Descoberta na Idade Média, onde apresentou dois dos projetos em curso no Gabinete de Filosofia Medieval: ARCA – Textos e Autores Medievais Portugueses e Autores Sefarditas Portugueses/Sephardic Portuguese Authors.

    Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica:

    2012: «La melancolia en la Primeira y Segunda Centúrias de Curas Medicinais de Amato Lusitano», in Cauriensia, Revista Anual de Ciências Eclesiásticas, vol. VII (2012) 89-99, Salamanca, Instituto Teológico San Pedro de Alcántara, Diócesis de Coria-Cáceres y Universidad de Extremadura. ISSN: 1886-4945.

    Colaboração, como revisora, nas seguintes edições:

    2012: OLIVEIRA E SILVA, Paula, Dinâmicas do Ser: Ensaios de Ontologia Augustiniana, Edições Afrontamento, Porto, 2013 (no prelo).

    2012: Revisão e formatação dos artigos da Civitas Augustiniana, revista eletrónica de estudos agostinianos do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto, vol. I: http://ojs.letras.up.pt/index.php/civaug/issue/current (2012).

    Domínio de especialização:

    História Moderna. História e Cultura Judaica Portuguesa. Pensamento filosófico português. Filosofia Medieval e Moderna. Escolástica Ibérica.

    Atuais interesses de investigação:

    Na sequência do trabalho desenvolvido em Mestrado, tem investigado e aprofundado as temáticas em torno do pensamento dos autores portugueses de origem judaica, sobretudo do período Moderno, no contexto da cultura e da Filosofia do seu tempo e da tradição religiosa Judaica, de índole normativa e de inspiração mística. Nesse âmbito tem interesse pelo estudo do Marranismo na cultura portuguesa e europeia, bem como pela sua expressão filosófica.

    Go back

    Activities