• IF

  • Members

    navigation

Carlos Alberto Fernandes de Almeida Pereira

PhD

Former member

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Mind, Language & Action
  • Web information and contact

    Curriculum Vitae

    Carlos Almeida Pereira é licenciado em Filosofia (com especialização em «Filosofia e Cultura»), pela Universidade dos Açores; possui uma Pós-Graduação em Bioética, com especialização em «Antropologia e Saúde», pela Universidade Católica Portuguesa; e uma outra Pós-Graduação em Neurociências, pela Universidade do Porto. É Doutorado (Summa Cum Laude) em Bioética, pela Universidade Católica Portuguesa, com uma tese, na área da Filosofia da Ciência, intitulada «Ciência e Ética: reequacionamento da relação sob o prima da investigação em células estaminais». Foi Professor Assistente (convidado) na Universidade Católica Portuguesa (2007-2012), e Secretário-Executivo da Cátedra UNESCO em Bioética da Universidade Católica Portuguesa (2008-2010). É atualmente Gestor de Ciência & Tecnologia no Departamento de Relações Internacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), onde, para além de funções de representação institucional e de diplomacia científica,  faz a gestão de iniciativas internacionais de financiamento da investigação, tais como ERA-NETs, JPIs e CSAs, nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades, Neurociências e Biotecnologias (e.g. NORFACE, HERA, Cultural Heritage, Neuron II, JPND, EuroNanoMed2, SIINN). No âmbito desta incumbência, é membro do «Network Board» (órgão de aconselhamento científico e estratégico) da ERA-NET NORFACE, e membro do «Management Board» (órgão de aconselhamento científico e estratégico) da JPND (Joint Programme Neurodegenerative Disease Research). No Departamento de relações Internacionais da FCT, é responsável pelo Grupo Temático «Ciências Sociais e Humanidades».

    Algumas publicações:

    Almeida Pereira, C. (2014). Ciência e Ética. A investigação em células estaminais. Porto: Edições Afrontamento.

    Almeida Pereira, C. (2007). «Os Valores da Bioética e a Educação», in Revista Portuguesa de Investigação Educacional (N.º 6). Porto: Universidade Católica Portuguesa.

    Almeida Pereira, C. (2007). «The Spell of the Sensuous: o discurso profético de David Abram», in Phainomenon (N.º 15). Lisboa: Universidade de Lisboa.

    Almeida Pereira, C. (2008). «O Embrião Humano – Considerações Bioéticas», in Revista Portuguesa de Bioética (N.º 4 Abril-Maio). Coimbra: Gráfica de Coimbra.

    Almeida Pereira, C. (2008). «O futuro da nossa espécie», in Revista Brotéria (Volume 167 – n.º 6 / Dezembro). Lisboa.

    Almeida Pereira, C. (2009). «Communicational Rationality and Ethics Committees» – artigo apresentado na Conferência Internacional da European Association of Centres of Medical Ethics (EACME), que decorreu em Praga, República Checa. Publicado na Revista Portuguesa de Bioética (N.º 6 Maio). Coimbra: Gráfica de Coimbra.

    Almeida Pereira, C. (2009). «Na Senda de uma Antropologia Fenomenológica em Maurice Merleau-Ponty»,  in Bioethikos (vol. 3 / n.º 2). São Paulo: Centro Universitário São Camilo.

    Almeida Pereira, C. (2009). «Filosofia política e os desafios éticos da tecnologia», in Revista FLUP – Série Filosofia (Volume XXV / XXVI). Porto: Universidade do Porto.

    Almeida Pereira, C. (2011). «O “positivismo clássico” enquanto expressão preambular de cientismo: trâmites da separação entre ciência e ética», in Actas do IV Encontro Internacional de Investigadores de Filosofia. Évora: Universidade de Évora.

    Almeida Pereira, C. (2012). «As biotecnologias contemporâneas e a instituição de um novo ethos científico», in Autonomia, Vulnerabilidade e (Bio)Ética. Vila Real: Escola Superior de Enfermagem da UTAD.

    Bonfim, José e Almeida Pereira, C. (2014). «Tecnologias da Produção e Indústrias do Produto», in Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente 2014-2020. Lisboa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Almeida Pereira, C. e Bonfim, José (2014). «Tecnologias da Produção e Indústrias do Processo», in Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente 2014-2020. Lisboa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Go back

    Activities