• IF

  • Members

    navigation

João Rebalde

PhD

Integrated member

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Group


    Aristotelica Portugalensia
  • Curriculum Vitae

     

    Membro integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. 

    Percurso académico e formativo: 

    Doutoramento em Filosofia, Universidade do Porto

    Mestrado em Filosofia e Estudos Clássicos, Universidad de Barcelona (Espanha)

    Programa de Mobilidade Erasmus, Università degli Studi di Padova (Itália)

    Licenciatura em Filosofia, Universidade de Évora 

    Participação em projetos: 

    Desde 2012: Membro do projeto «Aristotelica Portugalensia. The reception of Aristotle in Portugal until the XVIII Century», do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. IP Professor Doutor José Meirinhos (RG-PHIL-Norte-Porto-502-1693).  


    Colaboração com o grupo de investigação Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval, da Universidade Estadual de Maringá (Brasil). IP Professora Doutora Terezinha de Oliveira. 

    2013-2014: Membro do projeto de investigação «Animal Rationale Mortale. A relação corpo-alma e as paixões da alma nos Comentários ao De anima de Aristóteles nas universidades portuguesas do séc. XVI», do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. IP Professora Doutora Paula Oliveira e Silva. Financiado pela FCT, ref.ª: EXPL/MHC-FIL/1703/2012. 

    2011-2014: Membro do projeto de investigação «Iberian Scholastic Philosophy at the Crossroads of Western Reason: The Reception of Aristotle and the Transition to Modernity (ISPCWR)», do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. IP Professor Doutor José Francisco Meirinhos. Financiado pela FCT, ref.ª: EXPL/MHC-FIL/1703/2012. PTDC/FIL-FIL/109889/2009. 

    2011: Colaboração no projeto multidisciplinar «A Filosofia e o Stress», da Universidade do Porto. 

    Experiência docente: 

    Assistente Convidado. Docente das unidades curriculares: Teorias Políticas na Idade Média (Mestrado em Filosofia) e Filosofia Medieval II (Licenciatura em Filosofia), 2011-2012. 

    Comunicações: 

    «El problema del mal en la Expositio librorum Beati Dionysii atribuida a Pedro Hispano», Metaphysics 2015: Sixth World Conference, Universidad Pontifícia de Salamanca, 12-14 novembro de 2015. 

    «Los comentarios del jesuita Luis de Molina (1535-1600): autoría y autoridad, continuidad y ruptura», Congreso Internacional La autoría. Reflexiones teóricas y análisis de las prácticas, Universidad Santiago de Compostela, 22 e 23 de outubro de 2015.   

    «Luis de Molina (1535-1600) e Cristóvão Gil (1552-1608). A relação da eternidade com a temporalidade», Colóquio Pensamento – Arte – Sociedade em Miranda do Douro e Bragança (Séculos XVI - XVII), Centro de Recursos Terra Mater – Frauga, Picote – Miranda do Douro, 10 e 11 de setembro de 2015. 

     «O conceito de ciência média», Seminário aberto de Ontologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1 de junho de 2015. 

    «Concurso divino e liberdade humana», Seminário aberto de Ontologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 29 de maio de 2015. 

    «O pensamento ecológico de Hans Jonas: uma proposta para a educação e a construção do espaço público», Ciclo Aula Aberta Filosofia da Educação em interação com o Espaço Público, Universidade de Évora, 26 de maio de 2015. 

    «Predestinación divina y su relación con la libertad humana en los escolásticos del siglo XVI», Congreso Internacional Geografías Espirituales Hispánicas (siglos XV-XVII), Instituto de Estudios Hispánicos en la Modernidad (IEHM) de la Universidad de las Islas Baleares (Espanha), Palma de Maiorca, 19, 20 e 21 de maio de 2015. 

    «Análise crítica - “Santa Inquisição. Sistema e racionalidade” de José Silva», 7º Workshop de Estudos Medievais (2015), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 23 e 24 de abril de 2015.  

    «Uma polémica coimbrã: Fonseca ou Molina? Sobre a autoria da ciência média», Congresso Internacional Universidade/Universalidade. Da Academia de Platão à Academia de Coimbra. Nos 725 anos da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, 9, 10 e 11 de abril de 2015.

    «Ciência média e eternidade na Concordia de Luis de Molina», II Encuentro Internacional de Filosofia Medieval "La presencia de la teología medieval en el pensamiento moderno" - Seminario Permanente de Filosofia Medieval SIFEMC, Universidad Complutense de Madrid (Espanha), 5 e 6 de Março de 2015.

    «O lugar do insondável no conceito de predestinação de Luis de Molina», Seminário Internacional Scholastica Iberica & Scholastica Colonialis. New Trends of Research, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 26 de janeiro de 2015. 

    «Animal freedom in Luis de Molina’s Concordia», Seminário de Investigação em Filosofia Natureza e operações da alma nos comentários ao De anima da escolástica peninsular, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 28 de novembro de 2014.

    «Liberdade humana e liberdade animal na Concordia de Luis de Molina», Colóquio Internacional Scientia De Anima. Natureza e modos de racionalidade nas universidades ibéricas do século XVI, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 e 13 de junho de 2014. 

    «O paradigma ontológico de Plotino. As processões a partir do Uno e a doutrina da emanação», IV sessão do Seminário aberto Questões de Ontologia, integrado no Seminário Informal de Filosofia Medieval 2013-2014, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 18 de novembro de 2013. 

    «Molina e Báñez: uma controvérsia filosófica sobre a liberdade da vontade» – XVII Congresso Interamericano de Filosofia – organizado pela Sociedade Interamericana de Filosofia, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, a Universidade Federal da Bahia e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que decorreu no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel, Salvador da Bahia (Brasil), 7 a 11 de Outubro de 2013. 

    «A omnipotência divina, o pecado e a liberdade humana na Concordia de Luis de Molina», I Encontro Interamericano de Filosofia Medieval – Etapa 1: De Potentia Dei - Metaphysics and Ethics in the Middle Ages, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), 2 a 4 de outubro de 2013. 

    «Luis de Molina frente a Boécio e Tomás: os segredos da providência divina e da liberdade humana», 5º Congresso Europeu de Estudos Medievais da Fédération Internationale de Instituts d´Etudes Médiévales (FIDEM), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 29 de Junho de 2013. 

    «Graça, liberdade e salvação na Concordia de Luis de Molina», II Seminário Internacional Scholastica Salmanticensis, Universidad de Salamanca (Espanha), 25 de abril de 2013. 

    «O argumento da eternidade e o problema da presciência divina no pensamento de Luis de Molina», VI Congresso Internacional da Sociedad Filosofía Medieval (SOFIME), Universidad de Salamanca (Espanha), 3, 4 e 5 de Dezembro de 2012. 

    «Servidão humana e mal na Cidade de Deus de Santo Agostinho», Universidade de Évora, 13 de novembro de 2012.  

    «As relações de domínio e poder Livro XIX de A Cidade de Deus de Santo Agostinho», Seminário aberto Teorias Políticas na Idade Média, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 28 de Setembro de 2012.  

    «O Mal no pensamento de Plotino», Seminário aberto, Universidade de Évora, 14 de abril de 2011. 

    «O problema da liberdade no De Concordia de Luís de Molina. Concurso simultâneo e Ciência média, uma abertura para a modernidade», Mesa redonda de Escolástica Ibérica e Escolástica Colonial, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22 de Novembro de 2010.

    Publicações

    Teses: 

    REBALDE, J., Liberdade humana e perfeição divina. Ciência média e concurso divino na Concordia de Luis de Molina, Dissertação de doutoramento: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.

    Livros: 

    REBALDE, J., Liberdade humana e perfeição divina na Concordia de Luis de Molina, (Col. Textos e Estudos de Filosofia Medieval, nº 7) Húmus Ed., Famalicão 2015; ISBN: 978-989-755-162-8. 

    Capítulos de livros: 

    REBALDE, J., «O pensamento ecológico de Hans Jonas: uma proposta para a educação e a construção do espaço público», in SANTOS, Teresa (org.), Philosophy of Education in the Public Space: building dialogue, Évora, Universidade de Évora, 2015. Aceite para publicação.

    Artigos em revistas: 

    REBALDE, J., «Estados da natureza humana e seus elementos fundamentais na Concordia de Luis de Molina», in Cauriensia. Revista anual de Ciencias Eclesiásticas [Cáceres - Espanha], vol. 10 (2015), ISSN: 1886-4945. No prelo. 


    REBALDE, J., «Experiência espiritual em Soror Isabel do Menino Jesus», in Itinerarium, LXI 212 (2015), PO ISSN: 0021-3209. No prelo. 


    REBALDE, J., A liberdade humana e suas diferentes situações existenciais: a infância, o sono, a demência e a ignorância no pensamento de Luis de Molina (1535-1600), in Veritas. Revista de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul [Porto Alegre - Brasil], 59, 3 (2014), ISSN: 0042-3955. No prelo. 

    REBALDE, J., «Animal freedom in Luis de Molina’s Concordia.» in P. Oliveira e Silva (ed.), Scientia de anima. Studies on Aristotle’s De anima commentaries from Islam to the 16th century Portuguese Universities. Mediaevalia. Textos e estudos, 33 (2014) 173-200, ISSN: 0872-0991. 


    REBALDE, J., «Luis de Molina frente a Boécio e Tomás de Aquino: os segredos da providência e a liberdade humana», in J. Meirinhos (ed.), Secrets and Philosophy in the Middle Ages / Mediaevalia. Textos e estudos, 32 (2013), ISSN: 0872-0991. No prelo.

    REBALDE, J., «Os Conceitos de ciência média e concurso divino de Luis de Molina criticados por Domingo Báñez: dois paradigmas», in Revista da Faculdade de Letras – Série de Filosofia, 30 (2013) 51-62, ISSN: 0871-1658.

     

    Publicações em atas de encontros científicos: 


    REBALDE, J., «O argumento da eternidade e o problema da presciência divina no pensamento de Luis de Molina», in J.L. Fuertes Herreros et al. (eds.), De natura. Actas del VI Congreso Internacional Iberoamericano de la Sociedad de Filosofía Medieval (SOFIME) en Salamanca 3-5 de diciembre de 2012 (Coleção Textos e estudos de Filosofia Medieval), Ed. Húmus, V.N. Famalicão, 2014, pp. 779-787, ISBN: 978-989-755-160-4. 


    REBALDE, J., «Graça, liberdade e salvação na Concordia de Luis de Molina» in J. L. Fuertes Herreros; Á. Poncela Gonzalez; D. Jiménez Castaño; M. Martín Gomes; P. Oliveira e Silva; A. Granado García (orgs.), La teoria de las pasiones y de las virtudes. De la Filosofía Antigua al Humanismo Escolástico Ibérico (Coleção Textos & Estudos de Filosofia Medieval, 6), Ed. Húmus, Vila Nova de Famalicão, 2013, pp. 257-266, ISBN: 978-989-755-028-7.

    Outras publicações: 

    I – Colaboração em Bases de Dados Bibliográficas: 

    Comentários latinos à obra de Aristóteles (Séc. XV-XVII): 

    http://ifilosofia.up.pt/proj/arm/base_de_dados_de_comentrios_s_ob

    «Medioevo Latino. Bollettino bibliografico della cultura europea da Boezio a Erasmo

    (secoli VI-XV)», SISMEL, Ed. Galuzzo, Firenze. 

     

    II – Livros de resumos de Congressos: 


    REBALDE, J., Resumo “Ciência média e eternidade na Concordia de Luis de Molina”, F. Léon Florido – M. Lázaro Pulido (ed.), Programa y cuadernos de resúmenes del II Encuentro Internacional de Filosofia Medieval La presencia de la teología medieval en el pensamiento moderno - Seminario Permanente de Filosofia Medieval SIFEMC, Universidad Complutense de Madrid (Espanha), 5 e 6 de Março de 2015 (Serie Materiales Pedagógicos, III), Instituto Teológico “San Pedro de Alcántara” (UPSA), Cáceres (Espanha), 2015, ISBN: 978-84-941667-5-4

    REBALDE, J., Resumo «Molina e Báñez: uma controvérsia filosófica sobre a liberdade da vontade», J. Carlos Salles et al. (ed.), Livro de resumos do XVII Congresso Interamericano de Filosofia, Salvador da Bahia (Brasil), de 7 a 11 de Outubro de 2013, Editora Quarteto, Salvador da Bahia (Brasil), 2013, p. 265, ISBN: 978-85-8005-028-8. 

    REBALDE, J., Resumo «Luis de Molina frente a Boécio e Tomás: os segredos da providência divina e da liberdade humana», J. Meirinhos – L. Lanza (ed.), Livro do programa, resumos e caderno do 5º Congresso Europeu de Estudos Medievais Segredo e descoberta na Idade Média/Secrets and Discovery in the Middle Ages, 25-29 de junho de 2013, Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Fédération Internationale de Instituts d´Etudes Médiévales (FIDEM), Porto, 2013, pp. 169-170, ISBN: 978-989-8648-07-5. 

    Experiência de orientação: 

    Doutoramento:

    Co-orientador de Carlos Frederico Lauer Garcia (doutorando na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil). Bolseiro CAPES. Projeto de dissertação doutoral: «Blaise Pascal e a querela entre jansenistas e jesuítas na escolástica barroca». 

     

    Go back

    Activities