• IF

  • Members

    navigation

Maria Assumpta Pimenta Dias Coimbra

PhD

Integrated member

Go back
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Web information and contact

    Curriculum Vitae

    Grupo de Investigação no Instituto de Filosofia:

    Formação Académica

    - Doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  

    - Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

    - Pós-Graduação em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

    - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    Principais atividades académicas e de docência:

    - Membro integrado do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    - Investigadora da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no grupo “Philosophy and Public Space” do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

    - Formadora pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores / Universidade do Minho, nas áreas e domínios: Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Relação Pedagógica, Área Escola, Didáticas Específicas (Filosofia) e Conceção e Organização de Projetos Educativos. 

    - Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior. 

    - Professora de Filosofia do Ensino Secundário.

    Projetos de investigação em curso:

    - Pós-Doutoramento em Filosofia sob o tema: “Interferência(s) das Tecnologias Digitais nos modos de existência humana” no Instituto de Filosofia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

    Publicações:

    Livros:

    - “O (Des)Encanto das teias digitais – ponto de vista sobre atuais modos de interação social” in Espaço Público. Variações críticas sobre a urbanidade (org.), Porto, Edições Afrontamento, 2012. ISBN: 978-972-36-1282-0)

    - (Des)Humano demasiado (Des)Humano – O Homem na Era Digital. Uma reflexão com Pierre Lévy, Porto, Afrontamento, 2010.

    - “Ciberespaço: espaço público de (in)comunicação e de (des)encontros?”, in  A Filosofia e a Cidade, vol. II, (org.), Porto, Edições Afrontamento, 2010, 212 pp., ISBN: 978-972-36-1162-

    Artigos Científicos Nacionais e Internacionais:

    - P. C. Pereira, M. A. Coimbra, “Laços na era digital (Bonds in the Digital Age)”, Rivista Trimestrale di Cultura, Etica e Politica “Prospettiva Persona”, 2013.

    - “A (in)sustentável amizade digital”, in Argumentos de Razón Técnica, Revista Espanõla de Ciência, Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia, Sevilla, número 16, 2013. 

       http://www.publius.us.es/argumentos_razon_tecnica/indice_contenidos/num_16

    - Educar na Era Digital. In: XI Congresso Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (SPCE) /2011. Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação. Guarda, 30 de Junho a 2 de Julho.

    - A (In)Evitável Educação Digital. INTE 2011 International Conference on New Horizons in Education. Guarda. 8 a 10 Junho / 2011. (http://.ipg.pt/inte2011), (http://inte-e.net), (http://www.tojned.net

    - “Incidências das Tecnologias na (re)configuração da existência humana”, in Argumentos de Razón Técnica, Revista Espanõla de Ciência, Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia, Sevilla, número 13, 2010, pp.85-97.

    - “O Nomadismo Antropológico no Ciberespaço - a posição optimista de Pierre Lévy”. In Argumentos de Razón Técnica, Revista Espanõla de Ciência, Tecnologia y Sociedad, y Filosofia de la Tecnologia, Sevilla, serie especial, número 2, 2009, pp.235-244. 

    - ”A (In)Evitável Educação Digital – um olhar sobre a utilização da Internet no Ensino”. Tese de Mestrado. Novembro /1998. Texto policopiado.

    Outros artigos:

    - “Tributo ao meu mestre Homero Pimentel” in jornal A Comarca de Arganil, em 29/05/2014.

    - ”Formação ‘Centrada na Escola’ – apologia, mas … algumas apreensões acerca das interpretações do modelo e sua aplicabilidade”, suplemento do jornal A Comarca de Arganil, Ano CX – Nº 11.889 – II Série, 23 de Dezembro de 2010.

    - “Um Olhar sobre a Formação” no Boletim de Informação e Divulgação do Centro de Formação Concelhio do Fundão, Ano VI, Edição Especial, Maio / 2006.

    - “Um Olhar acerca do meu professor Dr. Homero Pimentel”. Revista Arganília, II série, nº 17, 2003.

    - “Um Olhar sobre o Ensino – A propósito de um discurso parlamentar pronunciado por Simões Dias aos deputados da Nação”, in revista Arganília, 1995.

    - ”A Internet e o contexto educativo”, in revista O Professor, nº 85, 2003.

    - “Um Olhar sobre a Área Escola”, revista O Professor, nº 46, Setembro/Outubro 1995.

    - “A propósito dos Quadros de Valor e de Excelência”, in revista O Professor, nº 16, 1991.

    - “A Internet na Escola”, in Boletim INTERCENTROS, nº 2, Setembro – Dezembro / 2000.

    - Entrevista na revista “Civitas” organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Serra, 01/2006

    - “Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Serra ao serviço da Educação”, in Jornal “A Malta”, da Escola Secundária de Arganil, 02/2005.

    - ”Argumento a Favor do Aproveitamento Pedagógico da Internet”, jornal da Malta, suplemento do jornal A Comarca de Arganil, nº11.786.

    - “Os 20 anos da Escola Secundária de Arganil – a escola de ontem e de hoje”, in Jornal de Arganil, nº 3191, 1989.

    - “Um Projeto Interdisciplinar em curso”, suplemento do jornal A Comarca de Arganil, nº 10260, 1989.

    - ”Uma reflexão sobre o Ensino Técnico Profissional”, suplemento do Jornal de Arganil, nº 3315, 1989.

    - “Uma reflexão … tendo como base a minha experiência”, suplemento, Jornal de Arganil, nº 3169, 1989.

    - Editorial do jornal da Escola Secundária de Arganil, suplemento do jornal A Comarca de Arganil, nº 9536, 1989

    - Outro ano escolar”, in Jornal A Comarca de Arganil, 10/1990.

    COMUNICAÇÕES

    30/05/2015 –“(Re)configuração do mundo e da existência na era digital”. Colóquio Filosofia e Espaço Público. Research Group “Philosophy and Public Space” – Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    28/10/2014 – “Derivas utilitaristas de instrumentalização da educação e da existência humana na contemporaneidade”. Colóquio Internacional: METAMORFOSES DO ESPAÇO PÚBLICO – ética, política e educação. Research Group “Philosophy and Public Space” – Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    11/02/2014 – “Ciberculturas – apreciações, problemas e desafios”. Comemoração do dia da Internet Segura. Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

    05/06/2013 – “Era digital – mitos, problemas e desafios”. Seminários de Investigação 2013-2014. Sala do Departamento de Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    20/04/2013 - “Ponto de vista sobre as interações sociais na era digital”. Colóquio Internacional: Construções Contemporâneas do Comum. Research Group “Philosophy and Public Space”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    12/10/2013 - Moderação do Seminário “Género e Violência: os Desafios para a Comunidade e para a Saúde” Organização de GAUDEAMUS – Associação Juvenil. Biblioteca Municipal Miguel Torga – Arganil.

    04/05/2012 - “Educar na Era Digital”. Colóquio: A Escola em tempos de crise: desafios e oportunidades. Casa da Cultura César Oliveira – Oliveira do Hospital.

    29/03/2012 - “Interferência(s) das tecnologias digitais nos modos de existência humana”. Colóquio Internacional: Crise e Civilidade. Research Group “Philosophy and Public Space”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    16/03/2012 - “(Des) Interesse da Filosofia Hoje?” no âmbito da Palestra - Questões da filosofia hoje. Filosofia da tecnologia. Escola Secundária Daniel Faria – Baltar.

    30/06/2011 - “Educar na Era Digital”. XI Congresso Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (SPCE). Instituto Politécnico da Guarda.

    8/06/2011 - “A (In)Evitável Educação Digital”. INTE 2011 International Conference on New Horizons in Education. Instituto Politécnico da Guarda.

     21/10/2010 a 24/10/2010 - Participação no Workshop “Let´s do it creatively … for the benefit of Adult Learners”. Faculdade de Ciências Naturais de Olomouc. Olomouc, República Checa.

    29/05/2010 - “Repercussões das Tecnologias Digitais nas Atuações e Dinâmicas Intersubjetivas – A Inevitável Aposta na Educação”, Colóquio Internacional Ensinar a Pensar e a Ver na Tecnopolis. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD.

    03/03/2010 - “O Homem na Era Digital - (Des)Humanização e (Des)Realização do Mundo e da Vida?” Universidade Sénior e da 3ª Idade de Coimbra. Dolce Vita, Coimbra.

    26/10/2009 - “Ciberespaço: Espaço Público de (In)Comunicação e de (Des)Encontros?”. 2º Ciclo de Seminários 2008/2009 “A Filosofia e a Cidade” (Unidade I&D 502/FCT).  Faculdade de Letras da Universidade do Porto.    

    21/11/2008 - “O Nomadismo Antropológico no Ciberespaço – A posição otimista de Pierre Lévy”. Colóquio Internacional “Modos e Figuras do Habitar”. Iniciativa do Research Group Philosophy and Public Space, do Gabinete de Filosofia da Educação, do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    16/01/2008 - Moderação dos painéis: “O Novo Paradigma da Formação de Professores: do Pano Individual de Desenvolvimento Profissional ao Plano de Formação Anual de Escola: como operacionalizar” e “O relato da experiência do CFAE de Pombal”. III Colóquio “Avaliação de Desempenho de Docentes e Desenvolvimento Profissional”. CFAE de Mortágua – Mortágua.

    23/02/2008 - Apresentação do livro intitulado “A Coroa de Góis”, de autoria de Ana Filomena Amaral. Lançamento realizado na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Local: Vila Nova de Gaia

    17/07/2007 - Apresentação da obra literária intitulada “A Coroa de Góis”, da autoria de Ana Filomena Amaral. Lançamento do livro integrado na “Góis Arte”, na Casa do Artista. Local: Góis.

    18/03/2005 - “A Escola do Futuro”. Fórum “ESA 35 anos a educar e a formar”, integrado nas “Comemorações dos 35 anos da Escola Secundária de Arganil. Escola Secundária de Arganil.

    7/03/2003 - Moderação do debate sobre: ”As Mulheres no Ensino”, organizado pela Cooperativa Editorial Arte Via, tendo como oradoras a Dr.ª Graça Abranches, a Prof. Dr.ª Helena Araújo e a Dr.ª Maria José Magalhães, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Local: Auditório da Câmara Municipal da Lousã, na Lousã.

    13/09/2000 - Moderação do debate: “As novas Tecnologias”, no qual foram oradores o Prof. Dr. Carlos Fiolhais, do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e o Prof. Dr. Joaquim Ramos de Carvalho da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Uma iniciativa da Cooperativa Editorial Arte Via. Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, na Lousã.

     2000 - Curso: “A Internet em contexto educativo”, em colaboração com o docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Prof. Dr. João de Matos Boavida, e regente da cadeira “Tecnologias da Educação”, no Estágio Pedagógico Integrado das Faculdades de Matemática e Ciências da Universidade de Coimbra. Universidade de Coimbra.

    13/10/1999 - “A (In)Evitável Utilização da Internet no Ensino da Filosofia”. Centro de Recursos da Direção Regional de Educação do Centro, integrado na atividade “Bento de Jesus Caraça – Contributos para as Didáticas da Matemática e da Filosofia”. Direção Regional de Educação do Centro – Coimbra.

    1999 - Comunicação para a reflexão e uso das tecnologias digitais no Ensino da Filosofia. Faculdade de Letras, a convite do docente Mestre Alfredo Reis, regente da cadeira “Didática da Filosofia”, na Licenciatura em Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    1999 - Jornadas de formação para professores: “A Internet no Ensino” e “A Escola do Futuro”. Escola Secundária de Arganil.

    1995 - Curso de formação no âmbito do Programa Foco intitulado “a Importância da Interdisciplinaridade Hoje” (60 horas). Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Serra.

    8/11/1995 - Ação de formação subordinada ao tema “Área Escola”. Escola C+S de Góis. Góis.

    1994 - Jornada de formação para professores: “Área Escola e Departamento Curricular”. Local: Escola Secundária de Arganil.

    1991 - Dinamização da jornada de formação para professores: ”Leitura(s)pedagógica(s)- pretexto: o filme Clube dos poetas mortos”. Local: Escola Secundária de Arganil.

    1988/1989 - Nas comemorações do centenário de nascimento de Veiga Simões, em colaboração com a Câmara Municipal de Arganil, criou e encenou a peça teatral “À esquina da Europa”. Apresentação no Teatro Alves Coelho, em Arganil.

    1986/1987 - Aquando da realização do seu Estágio Profissional dinamizou os seguintes seminários: 

    “A Filosofia das Ciências - A Filosofia da Física”, 

    “A importância da Interdisciplinaridade”,

     A Pedagogia Hoje”,

     O Uso do Texto Filosófico”

    “O insucesso Escolar”,

     “Os audiovisuais e o ensino da Filosofia”.

    Locais: Distrito da Guarda: Escolas Secundárias de Figueira de Castelo Rodrigo, do Sabugal, de Pinhel e de Trancoso.

    Go back

    Activities