• IF

  • Members

    navigation

Maria José Figueiroa-Rego

PhD

Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo

Integrated member

Go back
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Web information and contact

    Curriculum Vitae

    Grupo de Investigação no Instituto de Filosofia:

    Actividade de Docente

    • Leccionação de duas cadeiras de Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário no ano lectivo de 2010/2011.
    • Colaboração ocasional na leccionação de aulas no 2º Ciclo de Filosofia, na Flup, desde o ano lectivo de 2008/2009.

    • Docente do Instituto Piaget, Viseu, 2006-08.
    • Assistente com regência da Universidade Católica Portuguesa, onde assegurou a regência de cadeiras de Didáctica da Filosofia. Desempenhou, igualmente na referida Universidade, as funções de Supervisora de Estágio no Ramo Educacional da Licenciatura em Filosofia, desde 1992/93 a 2001-02.


    Formação Académica

    • Doutoramento em Filosofia, Universidade de Glasgow, Universidade de Coimbra, "How we Act - a critical approach to Dewey´s Philosophy of Action", orientação de Prof. Catherine McCall, 2002.

    • Mestrado em Philosophy for Children, Montclair State, N.J, USA,Philosophy for Children, de 1990 a 1991.

    • Licenciatura em Filosfia, Universidade Católica Portuguesa, com a classificação de 15 de valores, de 1983 a 1987.


    Projectos de Investigação:

    • Investigadora integrada do Instituto de Filosofia, Ganinete de Filosofia da Educação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde está sediado o seu trabalho de investigação de pós-doutoramento ao abrigo de uma bolsa FCT (SFRH/BPD/34535/2006) intitulado ‘Criação de um Currículo Nacional de Filosofia com Crianças e Jovens’.

    • Responsável por um projecto de trabalho em Educação Cívica destinado, numa primeira fase, ao Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projecto consistiu na produção de materiais para Educação Cívica e Formação de professores e educadores, segundo a metodologia de trabalho de M. Lipman, em que o Dialogo e a Intervenção (conduta cívica) assumem papel preponderante. Este trabalho foi efectuado no âmbito do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, FCH, Universidade Católica Portuguesa, de 2003 até Dezembro de 2005.

    • Membro da equipa de Coordenação Técnica das jornadas ‘Aprender a Educar: Programa Aberto da Escola de Pais’, CepCep, Universidade Católica Portuguesa, Out-Dez, 2002.

    • Membro de uma parceria comunitária de trabalho, Projecto ECODIALOGO, que integrou, para além de Portugal, Espanha e Áustria, conciliando Filosofia e Educação Ambiental. Neste âmbito, desenvolveu um projecto articulando Filosofia, Educação Ambiental e Música Clássica.

    • Representante portuguesa no Projecto 100/Programa Socrates, envolvendo professores, alunos e escolas do Reino Unido, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal.

    • Num âmbito de investigação mais alargado do programa Lipman (Filosofia com Crianças), nomeadamente, ao ensino especial, realizou uma acção educativa no Centro Hellen Keller, em Lisboa, nos anos lectivos de 1991-92 e 1992-93.

    • Assistente-bolseira de Montclair State College, nessa qualidade, participou no Communication Disorders Demonstration Program, trabalhando na área de desenvolvimento de habilidades cognitivas com crianças em idade pré-escolar de ensino especial,1990-91.

    Publicações:
    Artigos Científicos

    • O Lugar da Prática, na Escola e na Família in Revista de Povos e Culturas, nº 8, 2003.
    • Lipman, Au delà de la Rationalité, Diotime, Nov. 2000.

    • Será possível trabalhar em Filosofia com Crianças, Cadernos de Educação de Infância, n.º 50/99.

    • Quando as Crianças Filosofarem in Filosofia Pela Rádio, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 1998.

    • Pensar com o Coração, Noesis, 1998.
    • "Entrevista a Lipman", in Aprender a Pensar, Iberoamericana, N.º 9-10, 1994, Ediciones de la Torre, Madrid.
    • "Filosofia para Crianças", in Noesis, nº24, Setembro 1992.
    • "Pensamentos, Coisas e Ideias, um olhar sobre a descoberta de Harry", in Aprender a Pensar, Revista Internacional de Filosofia par Niños y Crianças, 4, segundo semestre 1991, Ediciones de la Torre, Madrid.


    Comunicações

    • ‘P4C in different linguistic end cultural contexts’conferência realizada em Istambul, Turquia, no encontro anual da Fundação Sophia em 30 de Setembro de 2011.

    • Co-orientação de duas teses, uma de mestrado ‘O lugar do professor e do aluno no âmbito de uma comunidade de Investigação’, U. Aveiro e outra que consiste num relatório de estágio ‘Filosofia com Crianças e Jovens – uma proposta de Educação do pensar como um lugar-comum’, pela Flup, no ano lectivo de 2009/2010.

    • Participação nas Jornadas Ensinar e Aprender na Tecnolplis, que tiveram lugar na U.T.A.D., em Maio de 2010, onde apresentou a conferência Technê e Sophia, promovidas pelo grupo de investigação Philosophy and Public Space, da FLUP.

    • Apresentação da comunicação ‘Metodologia de Filosofia com Crianças e Jovens’, na Escola Secundária Serafim Leite, S. João da Madeira, a 30 de Abril de 2010.

    • Apresentação da comunicação Evaluation as a Humanistic Enterprise noXXII Seminário Iberoamericano de Filosofia para Niños y Niñas y Sophia Network 2010, em Madrid, Universidade de Alcalá de Henares, Março de 2010.

    • Participação no encontro nacional belga e holandês d efilosofia com Crianças e Jovens, realizdo no Ministério da Educação, Bruxelas, Novembro de 2009.

    • Apresentação da comunicação From Perception into Meaning no encontro anual da Fundação Sophia, realizado pelo Centro Belga de Filosofia com Crianças e Jovens, Gent, Novembro de 2009.

    • Apresentação da comunicação Philosophy and Communication, no âmbito da reunião anual da Fundação Sophia, 26 a 29 de Setembro de 2008, Paris.

    • Realizou uma sessão de introdução ao Programa de Filosofia com Crianças e Jovens, no núcleo de Estágio de Filosofia na Universidade da Beira Interior, Dezembro de 2007.

    • ‘Apresentação de Curríulo Nacional com Crianças e Jovens’, comunicação realizada no âmbito de um encontro Internacional da Fundação Sophia que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Novembro de 2007 e por cuja realização foi responsável.

    • Organizou o Encontro Internacional da Fundação Sophia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 21-24 de Novembro de 2007.

    • ‘Criação do Currículo Nacional de Filosofia com Crianças e Jovens’, conferência em Encontro Internacional subordinado ao tema da Estética e Filosofia com Crianças, Universidade dos Açores, Outubro de 2007.

    • ‘Filosofia com Crianças e Jovens. Balanço de uma Prática, Novos Desafios’, conferência apresentada na Universidade da Beira Interior, Covilhã, a 12 de Abril de 2006.

    • ‘Filosofia e Cidadania’, comunicação apresentada no Ciclo de conferências que organizou, em Lisboa, Centro Calvet de Magalhães, 2-3 de Dezembro de 2005.

    • ‘Best Practice of Citizenship Eduction’, comunicação apresentada na U. de Oxford a 23 de Novembro de 2004.

    • Participou no seminário comemorativo dos 30 anos do IAPC, Montclair State University, E.U.A de 9 a 13 de Novembro 2004.

    • ‘Encouraging Philosohical Thinking’, Graz, Aústria, 25-29 Março, onde apresentou acomunicação ‘The Practice of Philosophy with Children Fostering a Culture of Citizenship’, 2004.

    • ‘Escola Activa: novo papel do Professor e do Aluno’, Escola Campo de Flores, Monte da Caparica, 4 de Dezembro de 2003.

    • Realizou uma conferência magna sobre os fundamentos e a prática do projecto Lipman, seguida de workshop, na Universidade de Aveiro, a 4 de Dezembro de 2002.

    • ‘Filosofia com Crianças: Uma Aventura Filosófica através do Diálogo’, conferência realizada na Livraria Centésima Página, Braga, Fevereiro de 2002.

    • Realizou uma conferência subordinada ao tema ‘Música Clássica em articulação com a prática do programa Lipman no âmbito da Educação Ambiental’, em Girona, Espanha, Maio de 2001, inserida no projecto de trabalho ‘Ecodiálogo’.

    • Primeiras Jornadas Universitárias, Universidade de Coimbra, 1999.

    • Comunicação: “Considerações sobre a Didáctica da Filosofia”, nas Conferências sobre o Ensino da Filosofia, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa , Maio de 1999.

    • Organização de uma reunião de trabalho de SOPHIA em Novembro de 1997, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, seguida de um seminário de trabalho “O Método Socrático de Leonard Nelson”, orientado pelo Prof. Doutor Karel Van der Leeuw, que organizou e no qual participou, igualmente na UCP, Lisboa, 1997.

    • Realizou uma sessão sobre o “Pensamento Crítico” enquadrado numa acção de Formação patrocinada pela Constância Editores, Estoril, Outubro de 1997.
    • 2ªs Conferências Internacionais de Sophia, University of Glasgow, Maio-Junho 1996, onde apresentou a comunicação: Meanings of Experience in Dewey.

    • The Sixth International Conference on Thinking, Improving the Quality of Thinking in a Changing World, Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), Boston, 17-22 de Julho. Inserido no programa da Pré-Conferência realizada na referida universidade de 14 a 17 de Julho, frequentou o seminário intitulado The Art of Cognitive Coaching, orientado por Arthur Costa e Robert Garmstrong, 1994.

    • VII Encontro Hispano Português de Formadores de Filosofia para Crianças, Lisboa, Março de 1995, tendo apresentado a comunicação Holonomia e suas implicações pedagógicas.

    • 1ª s Conferências de Sophia, Amsterdão, 1995.

    • Apresentou a comunicação Education in the 21st Century numa Workshop Internacional realizada em Amsterdão, 12-14 de Junho, 1994.

    • First Official Meeting of Sophia, Amesterdão, JUnho 1994.

    • Aprender a Pensar, Universidade Católica Portuguesa, Abril 1994, de que foi co-organizadora.

    • VI Encuentro Hispano-Portugues de Formadores de Formadores de Filosofia Para Ninos y Ninas, Cordova de 24 a 27 de Fevereiro de 1994.

    • VI Conferencia International ICPIC/1993, subordinada ao tema: Aprender a Pensar: Filosofía en el aula, que teve lugar em Alcalá de Henares - Espanha entre 29 de Setembro e 2 de Outubro, onde apresentou a comunicação Multicultural Application of Philosophy For Children.

    • The First International Conference on Creative Thinking e Edward de Bono Seminar: The Direct Teaching of Thinking Skills in Business and Education, Universidade de Malta, 26-29 de Julho, Malta.

    • 5º Congresso Internacional de Filosofia Com Crianças, promovido por ICPIC, 25-28 de Junho de 1992, Graz, Áustria.


    Outras Informações:
    Situação Actual

    • Coordenadora a revisão do Currículo Nacional de Filosofia com Crianças e Jovens, nos 4 níveis que o compõem, com vista à sua publicação.
    • Coordenadora da experiências-piloto do Currículo Nacional de FcCJ, bem como da aplicação deste programa em diferentes anos de ensino de formar a abranger os níveis contemplados por este projecto (dos 5 anos, ao 9º ano do Ensino Básico), em articulação com o ME.

    • Responsável por dois trabalhos de investigação, embos internacionais (Tribute do Matthew Lipman e Cordialidade da Razão), cuja edição está prevista para o ano de 2012.

    • É co-fundadora e actual directora de MÉNON, Centro de Filosofia Com Crianças e Jovens, criado em 1992 e integrado no Projecto Educativo da Cooperativa A Torre.

    • Membro da direção SOPHIA (Fundação Europeia para o Ensino de Filosofia), onde co-assume as funções do Secretariado.

    • Membro de ICPIC - Internacional Council For Philosophical Inquiry With Children.

    • Membro de Epic Consultants – Escócia, Universidade de Strachlide.

    • Realiza trabalho contínuo no âmbito do projecto Lipman, desde 1990

     

     

    Atualizado em 23-11-2011

    Go back