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Maria Manuela Oliveira Barros (Né Barros)

PhD

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    Modern & Contemporary Philosophy
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    Aesthetics, Politics & Knowledge
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    Curriculum Vitae

    Né Barros is a choreographer and dancer, co-founder of Balleteatro and artistic director of the international film festival Family Film Project. She is Investigator in the research group Aesthetic, Politics and Knowledge at the Institute of Philosophy of the University of Porto. She has been developing her artistic work in connection with her academic studies and research. She began her training in classical dance and later worked in contemporary dance and choreographic composition in the United States (Smith College). She holds a PhD in Dance (University of Lisbon), a MA in Dance Studies (Laban Centre, London), and a BA degree in theatre (ESAP). She has presented most of her performances with Balleteatro. She also worked with the National Dance Company (awarded Best Choreography), with ex-Ballet Gulbenkian and Aura Dance Company (Lithuania). She is author of the book Da materialidade na dança (On the materiality of dance) books and editor of Artes Performativas: Novos Discursos (Performing Arts: New Discourses), Das Imagens Familiares (On Familiar Images), Dança: o corpo e a casa (Dance: the body and the house), Story Case print and Deslocações da Intimidade (Displacements of the Intimacy). She has published several articles on topics as aesthetics, philosophy of dance and performance, dance composition, performing arts. She is Auxiliar Professor at ESAP. She is investigator collaborator at INET-MD da FMH (UTL) and C.E.A.A. (ESAP). During 2006-2009 was Principal Investigator of the group História, Teoria e Critica de Arte (C.E.A.A., ESAP).

    Her Research interests are: Aesthetics, Philosophy of Dance, Theory of Arts, Performing Arts, Choreography, and Archive on Cinema.

    Grupos de Investigação no Instituto de Filosofia:

    • Aesthetics, Politics and Knowledge

    Actividade de Docência:

    • Professor Auxiliar em regime parcial na Escola Superior Artística do Porto, onde tem lecionado cadeiras de Movimento, Dança, Vídeo, Semiótica, Projecto, nas licenciaturas e Mestrados nos cursos de Teatro e Cinema.
    • Docente no Balleteatro nas disciplinas de Projecto, Composição e História da Artes Performativas

    Formação Académica:

    • Doutoramento em Dança, Universidade Técnica de Lisboa, 23 Setembro, 2004, Dissertação Corpo e sentido: uma proposta sobre a materialidade na dança
    • Master of Arts in Dance Studies, Dance Discourse: an approach to the semiology of dance, City University of London, Laban Centre, 1992, com a perfoamnce Pensamentos silenciosos
    • Curso Superior de Teatro, Escola Superior Artística do Porto, 1990
    • Licenciatura em Dança por reconhecimento nos termos do despacho nos artigos 11º e 13º do Decreto-Lei 288/83, de 21 de Junho, pela Faculdade de Motricidade Humana
    • Faculdade de Ciências do Porto, frequência no curso de Geologia, 81/84

    Formação Artística:

    • Dança clássica, início de estudos com Ruth Howner, Porto, 1972
    • Smith College, estudos em técnicas de dança e coreografia, E.U.A., Massachusets, 85 e 86

    Projectos de Investigação:

    Desde 2012 que se tem ocupado da memória e arquivo e nas formulações de identidades através da imagem em movimento, do documental e do ficcional. FFilm Project (family film Project) é o formato de apresentação público de grande parte dessa exploração e pesquisa.

    Em termos coreográficos tem explorado a noção de equivalências das catástrofes a partir da obra de Jean-Luc Nancy. Parte desse projeto será apresentado em 2015 e outra parte em 2016.

    "Dança e Arte Digital", é um trabalho em progresso em colaboração Universidade do Minho/balleteatro, Né Barros, João Martinho Moura, e que se tem materializado em diversos eventos (performances, instalações, exposições, espetáculos). Teve início em 2010

     

    Publicações:

     

    1. Principais Publicações (Livros):

    • Metamorfoses do Sentir, (editor), (textos de Mario Perniola, Massimo Ilardi, José Bragança de Miranda, Teresa Macrì, entre outros)
    • Da materialidade na dança
    • Story Case Print
    • Artes Performativas: novos discursos (editor com Helena Maia, Juan Román)
    • Das Imagens Familiares (editor com Filipe Martins)

    2. Capítulos de livros e Artigos Científicos em Revistas Nacionais e Internacionais:

    • “Body and Discourse: Incalculable Choreographies”, ed. Peter Lang, no prelo
    • “O corpo e as suas representações na Dança”, C.E.A.A., 2015, no prelo
    • “Corpo problema: considerações sobre a forma e sua política nas artes performativas”, Revista Sinais de Cena, APCT - Associação Portuguesa de Críticos de teatro, nº 22, Dezembro, 2014, p.92-96
    • “NUVE, resizing the digital gesture”, Barros, Né; Branco, Pedro; Marcos, Adérito; Moura, João Martinho, Volume 5, Issue 2 of International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG), 2014, p.87-100
    • “O corpo performático e a escrita” in Artes Performativas: Novos Discursos. Porto: CEAA/ESAP, 2013, p.13-30
    • “Do invisível e intocável ao totalmente exposto”, in Das Imagens Familiares, editores Né Barros e Filipe Martins, Porto: edições balleteatro, coleção FFFilm Project, 2013, p.5-9
    • NUVE: on the path of digital performance, João Martinho Moura, Adérito Marcos, Né Barros, Pedro Branco, in IGI journal "Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) ", 2013
    • “Projeto filme: imagens familiares”, Publicação Atas, On Cinema, CEAA/ESAP, 2013
    • “As formulações sobre a figura dançante”, in publicação Cuidados Intensivos, 2013, p.
    • “Neoconcreto ou os Corpos em Lygia Pape”, Seminários de Estética, Conference Proceedings, Porto: Instituto de Filosofia, Grupo de investigação Estética, Política e Artes, U.P., 2012
    • "O corpo dançante: sentido em movimento", Coordenador Eugénia Vilela, in "Sismografias- Estética (s) e Artes II", Edições Afrontamento, Maio 2011, p. 67-79
    • "Body of Silence or a dancing incursion", in Borders, Displacements and Creation, Questioning the Contemporary, Conference Proceedings, Porto: Instituto de Filosofia-Grupo Estética, Política e Artes, Universidade do Porto, 2011 (Corpos do silêncio ou uma incursão dançante), (no prelo)
    • “O lugar da performance e os filmes de Ana Ulisses”, in publicação “Ciclo de cinema Olhadelas”, Novembro 2010
    • Patafisica: Os patalugares e durex ex machina, Revista de Arte e Ensaio “Detritos”, Porto, Julho 2009
    • “Dança cinemática”, in Cinema e as artes, ESAP 2010
    • “Futurismo. Futurismos. Do gesto e da Criatura na Dança”, in “Arte e Poder, Criação e constrangimento”, coordenação Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha leal e Maria Helena Maia, IHA- Estudos de Arte Contemporânea, 2008, p.281-290
    • “Publico Protagonista visível e invisível”, Revista de Arte “Voca”, nº 1, Porto, Julho 2008
    • “Dança: Cartografias do Corpo”, in Arte e Paisagem. Coord. Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia, Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea, 2006, p.321-334
    • “Dança: Corpo número e corpo pós-pátria”, in Arte e Identidade, Revista Vinte e Um por Vinte e Um, nº2, ed. ESAP, 2006, p. 104-111
    • “A propósito de Dido e Eneias - uma experiência entre o cinema e dança”, in O cinema no Porto, o estado da arte, Revista Vinte e Um por Vinte e Um, nº3, ed. ESAP, 2006, p. 98-105
    • “Um perfil viajante – da Poética Trisha Brown”, Cadernos Rivoli, 2005
    • “Condições da Análise na Composição Coreográfica: para uma metodologia em construção”, in Estudos de Dança, ed. Ana Paula Batalha, UTL, FMH Edições, 2004
    • “Dança: da cultura do erro à ética da forma”, in Margens e Confluências- um olhar contemporâneo sobre as artes, Revista semestral, ESAP Guimarães, Dezembro 2004, p. 115-119
    • “Dança e tecnologias. A dupla complexa e os novos cenários para o corpo”, em Arquitectura – Prótese do Corpo, org. Gonçalo Furtado, 2001
    • “Dança Arrítmica”, texto editado no contexto Arritmia, 2000
    • “Condição Coreo-Gráfica”, (Manuela Barros), Continentes em Movimento, Novas Tendências no Ensino da Dança, ed. Ana Macara, FMH edições, 1998, p.186

    Criação Artística

    1.Coreografias e Performances

    • Lastro, co-produção Culturgest, Teatro rivoli e balleteatro, 2015
    • Sol Subterrâneo, Co-produção Teatro Constantion Nery e balletaro, Festival Cena Contemporânea, 2015
    • Untraceable Patterns, versão masculina, in Rivoli Já Dança, estreia nacional, Novembro 2014
    • Million, versão portuguesa, in Rivoli Já Dança, estreia nacional, Novembro 2014
    • Story Case versão Performance, in RITUAL V | FAITH, com Pedro Rosa, curadoria
    • Patricia do Vale, Espaço Mira, 25 de Outubro
    • Citania.Citânia, convite para projecto com a comunidade e ranchos folclóricos da Citânia e Lamoso, integrado no Caminhos do Romanico, 2014
    • Landing, estreia Teatro Camões, co-produção TNSJ, CCVF e balleteatro, 2013
    • Nº 21, estreia Auditório balleteatro, projeto alunos de dança balleteatro escola profissional, 2013
    • Estrangeiros, espectáculo inserido na Guimarães Capital da Cultural, produção balleteatro, co-produção GCC 2012 e Teatro Nacional S. João, 2012
    • 4 million, trabalho coreográfico integrado na Kaunas Biennial Textile’11, para a Companhia Lituana AURA, Kaunas, 2011
    • Untraceable Patterns, dança e instalação, com música de Gustavo Costa, Berlim, 2011
    • Projecto Untraceable patterns, Quintas de leitura, TCA, Junho 2011
    • Nuve, Dança e Arte Digital, co-criação Né Barros e João Martinho Moura, co-produção Universidade de Minho EngagedLab e balleteatro, estreia Teatro Campo Alegre, Quintas de Leitura, Junho 2010
    • A Praça, cenografia Daniel Blaufuks e música Alexandre Soares e Jorge Queijo, co-produção e estreia Culturgest, Grande Auditório, Lisboa, 7 de Maio 2010
    • Free Sheet, dança e musica improvisada, balleteatro auditório, Outubro 2009
    • Story Case, estreia Festival Dancem, Teatro Carlos Alberto, 3 de Julho de 2009
    • Segundo Plano, estreia Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos, 12 Dezembro 2008
    • Ciclo Né Barros, conjunto de vários trabalhos apresentados em vários espaços da cidade do Porto e co-produzidos pelo TNSJ, 2007
    • With Drooping wings, música Henry Purcell, Carlos Guedes, TNSJ, 2007
    • Performance Solista 1 e Vaga 1, estações de metro do Porto, 2007
    • Performance-Conferência para Encontro de Patafísica, Rivoli Teatro Municipal, 2005
    • Solistas, música seleccionada por Nuno Coelho, estreia Rivoli Teatro Municipal do Porto, 2005
    • Dia Maior, com música de Alexandre Soares, estreia Teatro Carlos Alberto, Porto, 2005
    • Performance-Conferência para Encontro de Patafísica ESAP 2004
    • Vaga, com música de Alexandre Soares, estreia Coimbra Capital Nacional da Cultura, Teatro Gil Vicente, 2003
    • Video Solo, para Elastic group of artistic research, 2003
    • Nº5, com música de Sérgio Azevedo, estreia Centro Cultural de Belém, Programa Invenções, 2002
    • exo, com música de Alexandre Soares, Ballet Gulbenkian, estreia Auditório da Fundação C. Gulbenkian, 2001
    • Sequências, para música de Luciano Berio, E.S.D. Teatro Maria Matos, 2001
    • No Fly Zone, com música de Alexandre Soares e cenografia Daniel Blaufuks, estreia Teatro Nacional S. João, 2000
    • Ballets Neo Concretos, reconstrução do trabalho de Lygia Pape, Fundação Serralves, 2000
    • Arritmia, Mostra de Artes, Mercado Ferreira Borges, 2000
    • Sem Saída, Galeria André Viana, a convite de Manuel Casimiro no âmbito da sua exposição, 1999
    • Vooum, com música de Alexandre Soares e cenografia Daniel Blaufuks, estreia Rivoli Teatro Municipal, 1999
    • Passos em Branco, com música de Sérgio Azevedo, Companhia Nacional de Bailado no âmbito do seu estudo coreográfico, trabalho que recebeu o prémio de melhor coreografia, 1999
    • adormecida, colagem musical com Doors, figurino Albuquerque Mendes, encomenda do Rivoli Teatro Municipal, 1998
    • in limine, para música de Pierre Henry, cenografia e figurinos de Gabriela Vaz, estreia Centro Cultural de Belém, 1997
    • L. M. lady macbeth, com música de Roberto Neulichedl, estreado no Teatro Nacional S. João, 1996
    • Stone Wave, com Miguel Bernat para Festival de Música de Espinho, 1996
    • Piano Reverse, (pequena peça) música de Roberto Neulichedl, Coliseu do Porto, 1996
    • Do Príncipio ao Fim (?), para Paixão Segundo S. Mateus de J.S. Bach, estreado nos Claustros do Convento S. Bento da Vitória, 1994
    • Pensamentos Silenciosos à Espera, colagem musical, estreado em Londres no Bonnie Bird Theatre, 1992
    • See How the Wind Blows, para música electroacústica de Jorgen Plaetner, estreado em Londres Bonnie Bird Theatre, 1992
    • De Eléctrico, para música de Steve Reich, e um tema de Eugénio Barreiros, e estreado no Rivoli Teatro Municipal, 1991
    • Nota: Realizadas tournées em Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra para alguns dos espectáculos mencionados.
    • 2.Cinema e Video, Instalações
    • FFFilm Project, (family fiction film Project) fundadora e direção artística, 1ª edição ciclo de cinema e vídeo, 2012, 2ª edição 2013, 3ª edição 2014
    • A cidade e as suas coreografias, Fundadora e realizadora de um ciclo sobre as cidades, 1ª edição 2013
    • Projecções de dança, fundadora do ciclo de vídeo dança com primeira edição, auditório de Miragaia, em Abril de 2011

    Outras Informações:

    Para além do seu forte interesse na investigação e na criação artística, destaque-se o seu trabalho como programadora de eventos nacionais e internacionais em diversas disciplinas (dança, teatro, cinema, musica, artes digitais) e pensamento. O seu trabalho tem-se cruzado com múltiplos artistas (músicos, artistas plásticos, fotógrafos, encenadores, cineastas) e filósofos. Pensar as artes performativas no contemporâneo tem sido traço comum aos diversos projetos que tem realizado.

     

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