• IF

  • News

    navigation

Bolsas de investigação para estudantes do 1º ano do Programa doutoral em Filosofia da UP 2016


Published at 22/11/2016

Go back
  • Thematic Lines


    Medieval & Early Modern Philosophy
    Modern & Contemporary Philosophy
    Philosophy of Education
  • O Instituto de Filosofia abriu um concurso para atribuição de 3 a 4 bolsas de investigação (de 4 ou 3 meses cada) para estudantes do 1º ano do Programa doutoral em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

    O prazo de candidaturas decorre de 7 a 21 de dezembro.

    EDITAL

    Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de três a quatro bolsas de investigação (três bolsas com a duração de quatro meses ou quatro bolsas com a duração de três meses) para Licenciado ou Mestre no âmbito do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF) – FIL/00502, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.), nas seguintes condições:

    1. Área Científica: Humanidades - Filosofia

    2. Requisitos de admissão: Podem candidatar-se as estas bolsas todos os indivíduos maiores, que sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros, de acordo com o disposto no artº 14 do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P., e detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

    a) Habilitações Literárias – Licenciatura ou Mestrado;
    b) Matrícula no 1º ano do Programa Doutoral em Filosofia da FLUP e que desenvolvam atividade no IF sob orientação de um dos seus investigadores doutorados;
    c) Não ter usufruído desta bolsa em anos anteriores (a mencionar na carta de motivação);
    d) Disponibilidade para iniciar a bolsa a partir de janeiro de 2017 (a mencionar na carta de motivação).

    5. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação atualmente em vigor, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor e Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto.

    6. Local de trabalho: o trabalho será desenvolvido no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, sob orientação científica de um dos seus investigadores doutorados.

    7. Duração da bolsa: as quatro bolsas terão a duração de 3 meses, com início previsto em janeiro de 2017, em regime de exclusividade. Caso a qualidade dos projetos assim o fundamente, o Júri poderá optar por atribuir 3 bolsas de investigação, de 4 meses cada, em regime de exclusividade.

    8. Valor do subsídio de manutenção mensal: o montante da bolsa corresponderá a 745,00€ ou 980,00€, conforme as habilitações académicas do/a bolseiro/a e a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. O pagamento será realizado pela FLUP por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

    9. Métodos de seleção: avaliação curricular que incidirá sobre o curriculum vitae e mérito do/a candidato/a (50%), plano de trabalho para o período da bolsa (50%), seguindo-se os critérios da FCT, I.P. para a avaliação das candidaturas a bolsa de doutoramento.

    O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa se nenhum dos candidatos tiver o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos.

    10. Composição do Júri de Seleção:
    Presidente - Prof. Doutor José Meirinhos
    1º vogal efetivo – Prof.ª Doutora Maria João Couto
    2º vogal efetivo – Prof. Doutor Paulo Tunhas
    1º vogal suplente – Prof.ª Doutora Paula Cristina Pereira
    2º vogal suplente – Prof.ª Doutora Sofia Miguens

    11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio de ata(s) via correspondência registada para a morada indicada pelos candidatos no curriculum vitae/carta de motivação.

    12. Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: o concurso encontra-se aberto de 7 a 21 de dezembro de 2016.

    As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço candidaturasrh@sp.up.pt com conhecimento para ifilosofia@letras.up.pt, com a refª “FLUP | Bolsas de Investigação | IF 2016” no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:

    a) Carta de motivação dirigida ao Diretor do Instituto de Filosofia;
    b) Curriculum Vitae, com indicação do nome e endereço postal completos;
    c) No caso de cidadãos nacionais - cópia de Cartão de Cidadão ou o seguinte formulário; no caso de cidadãos estrangeiros - Bilhete de Identidade ou Passaporte e autorização de residência válida/estatuto de residente de longa duração válido;
    d) Cópia do(s) certificado(s) da(s) habilitação(ões) académicas;
    e) Projeto de investigação a realizar no período da bolsa usando este formulário https://dl.dropboxusercontent.com/u/4825538/Projeto_BI_IF_2016-2017.docx;
    f) Declaração do/a orientador/a;
    g) Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

    Os documentos submetidos deverão ser nomeados com o primeiro e último nome do/a candidato/a seguido de um elemento que os descreva (_carta; _CV; _cc; _projeto; _cartaorientador; etc.) e não exceder os 5 MB no seu conjunto.

     


    Informações práticas podem ser solicitadas por email (ifilosofia@letras.up.pt) ou por telefone (226077180). 
     


    Instituto de Filosofia (UI&D 502) 
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto 
    Via Panorâmica s/n 
    4150-564 Porto 
    Tel. 22 607 71 80 
    E-mail: ifilosofia@letras.up.pt 
    https://ifilosofia.up.pt/ 
    Financiamento, avaliação e auditoria do Instituto de Filosofia: FCT

    Go back

    Activities