• IF

  • News

    navigation

Bolsas de investigação para estudantes do 1º ano do Programa doutoral em Filosofia da UP


Published at 02/10/2015

Go back
  • Thematic Lines


    Medieval & Early Modern Philosophy
    Modern & Contemporary Philosophy
    Philosophy of Education
  • O Instituto de Filosofia abriu um concurso para atribuição de 3 a 4 bolsas de investigação (de 4 ou 3 meses cada) para estudantes do 1º ano do Programa doutoral em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

    O prazo de candidaturas decorre de 7 a 21 de outubro.

    EDITAL

    Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de bolsas de investigação de 3 ou 4 meses cada a estudantes inscritos no 1º ano do Programa Doutoral em Filosofia na Universidade do Porto, no âmbito do Projeto com a referência Instituto de Filosofia - FIL/00502 do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020 

    Área Científica: Filosofia 

    Requisitos de admissão: podem candidatar-se a esta bolsa os detentores: do grau de Licenciado ou Mestre com inscrição ativa no 1º ano do Programa Doutoral em Filosofia da Universidade do Porto, que desenvolvam atividade no Instituto de Filosofia, sob orientação de um dos seu membros integrados, incluindo os estudantes cidadãos estrangeiros que cumpram os requisitos do nº 1 do artigo 14 do regulamento de bolsas da FCT. 
    * Em todas as suas práticas o Instituto segue o princípio de não discriminação. Assim, por recomendação da FCT informa-se que na concretização do que está determinado neste aviso e nos regulamentos aplicáveis, «nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical». 

    Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto. 

    Local de trabalho: o/a bolseiro/a desenvolverá trabalho de investigação no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto sob a supervisão científica de um dos seus membros integrados, para realização do projeto apresentado, no âmbito de um dos grupos de investigação do Instituto. O projeto será realizado durante o ano letivo de 2015-2016 e em período consecutivo a acordar entre a/o bolseiro/a, o Instituto e a/o orientador/a. 

    Duração da bolsa: máximo de 4 bolsas de investigação, de 3 meses cada, em regime de exclusividade, durante o ano letivo de 2015-2016. Caso a qualidade dos projetos assim o fundamente, o júri poderá optar por atribuir 3 bolsas de investigação, de 4 meses cada, em regime de exclusividade. 

    Valor do subsídio de manutenção mensal: o montante da bolsa corresponderá à formação do bolseiro (ou licenciatura, ou mestrado) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será realizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto por transferência bancária. 

    Métodos de seleção: a seriação dos bolseiros é realizada por: análise do curriculum e mérito do candidato (50%), plano de trabalho para o período da bolsa (50%), seguindo-se os critérios da FCT para a avaliação das candidaturas a bolsa de doutoramento. 

    Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor José Meirinhos; Vogais Efetivos: Professores Doutores Maria João Couto e Paulo Tunhas; Vogais Suplentes: Professores Doutores Paula Cristina Pereira e Sofia Miguens. 

    Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação e a seriação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de correspondência registada. 

    Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: o concurso encontra-se aberto no período de 7 a 21 de outubro de 2015. 

    As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email pararecrutamentorh@sp.up.pt, com conhecimento para ifilosofia@letras.up.pt , indicando a referência "FIL/00502", acompanhadas, obrigatoriamente, dos seguintes documentos: 1) Curriculum Vitae; 2) Descrição sumária do projeto a realizar no período da bolsa; 3) Declaração do/a orientador/a. 

     


    Informações práticas podem ser solicitadas ou por email (ifilosofia@letras.up.pt) ou por telefone (226077180). 

     


    Instituto de Filosofia (UI&D 502) 
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto 
    Via Panorâmica s/n 
    4150-564 Porto 
    Tel. 22 607 71 80 
    E-mail: ifilosofia@letras.up.pt 
    http://ifilosofia.up.pt/ 
    Financiamento, avaliação e auditoria do Instituto de Filosofia: FCT

    Go back

    Activities