Senha:  Ok
http://193.137.34.200/proj/imago_mundi/alpha
© 2017 Instituto de Filosofia da FLUP
Página actualizada a 25-02-2015
Página impressa a 28-07-2017

IMAGO MUNDI

Imago Mundi nasceu de um projecto de investigação financiado pela FCT no âmbito da Filosofia Medieval. Prossegue com a intenção de publicar obras de filosofia em edições biblingues. Alargando-se agora a todos os períodos da história da Filosofia, mantém os mesmos seis objectivos principais: 1) publicar um conjunto expressivo de obras de Filosofia em edições académicas bilingues; 2) utilizar a tradução como tarefa e técnica intrínseca do trabalho filosófico para o estudo da história do pensamento; 3) estudar um corpus textual extenso e da rede conceptual e argumentativa que nele emerge; 4) congregar a actividade de especialistas de universidades portuguesas e de outros países, especialmente os de língua portuguesa, num projecto comum que pretende contribuir para a ancoragem da Filosofia no estudo directo dos textos e das suas diferentes tradições; 5) realizar encontros regulares para discussão filosófica do trabalho realizado e publicação das respectivas Actas; 6) divulgar em encontros e em publicações académicas internacionais o trabalho de investigação realizado.

Na primeira fase (2010-2013) o interesse centrou-se em obras e autores fundamentais do pensamento medieval e suas diferentes tradições. Na fase sucessiva e em resultado das prioridades de investigação que resultarem do trabalho realizado, o interesse será alargado a autores menos conhecidos, sobretudos dos séculos XIV e XV, em particular comentários sobre obras de Aristóteles, as Sentenças de Pedro Lombardo, as Sumas, Questões quodlibetais. Simultaneamente a coleção passa a integrar obras de outros períodos e, possivelmente, de outras tradições filosóficas, sempºre em edições bilingues.

As obras são, em princípio, traduzidas na íntegra, mas, poderá justificar-se a elaboração de colectâneas temáticas recolhendo textos de vários autores (por exemplo, sobre as ideias, o ser, os universais, a matéria, a causalidade, a verdade, o livre arbítrio, o poder, a felicidade, etc.). O panorama sobre o fundamental da filosofia ganhará em coerência no decurso da sua progressiva realização.

Director do projecto: José Meirinhos

ISBN deste website: 978-972-8932-79-4

Equipa
Financiamento

© GFM / IF / UP.

© 2017 Instituto de Filosofia da FLUP. Página actualizada a 25-02-2015
Desenvolvido por