• IF

  • Projects

    navigation

Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Group


    Reason, Politics & Society

MELE, "Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal" (POCI-01-0145-FEDER-032673), é um projecto científico financiado pela FCT por intermédio do programa Horizonte 2020 e desenvolvido no âmbito do Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS) do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde o projecto se encontra alojado.
O projecto visa tornar mais conhecida, junto de um público nacional e internacional, a obra literária do conde Pedro de Barcelos (c.1287-1354), filho natural do rei D. Dinis de Portugal, e pôr em evidência a forma como a sua escrita (trovadoresca, cronística e genealógica) preserva uma memória histórica e cultural que se projecta ainda hoje no espaço geográfico Português e tem implicações na construção da identidade colectiva nacional e regional dos portugueses.

O MELE conta com uma equipa altamente qualificada nos domínios filológico-hermenêutico, das humanidades digitais e da história e património, cujos trabalhos serão coordenados por uma comissão directiva constituída por Maria do Rosário Ferreira (IR), José Carlos Ribeiro Miranda (co-IR), Maria Joana Gomes (coordenadora das tarefas editoriais), Mariana Leite (coordenadora das tarefas de reconhecimento do espaço) e Aurélio Paulo Barradas (coordenador da ligação com os poderes locais).
Agrega também, como consultores, um grupo de reputados especialistas nas várias áreas de incidência das tarefas que o projecto se propõe executar.

Go back

Activities