• Publications

A Escola de Braga e a Formação Humanística - Tradição e Inovação

Maria Celeste Natário & José Gama (Coord.), «A Escola de Braga e a Formação Humanística - Tradição e Inovação» 2010

Publication of Archived Group ROOTS (2010 - 2015), now integrated in:

Roots & Horizons
    • Type:

Theses
    • Author:

Maria Celeste Natário & José Gama (Coord.)
    • Title:

• Year:

Summary

Colecção Nova Águia

Edição: Julho 2010
    Editora: Zéfiro
    ISBN: 978-989-677-031-0

Consultar Índice

A Escola de Braga significa os saberes que introduziu no panorama cultural português, os mestres que os transmitiram e transmitem, e as múltiplas gerações de licenciados com a sua vivência pessoal e experiência profissional, na sua história mais recente (...), o valor e a actualidade de um programa de formação que se mantém fiel às grandes ideias humanistas que formaram e educaram a Europa ao longo dos séculos.

Entre estas ideias humanistas sobressaem o cultivo da sabedoria, com um conhecimento desinteressado, ao serviço da dignidade e da nobreza do espírito, na criação da beleza… Ideias estas que sempre tiveram na filosofia e nas humanidades o suporte e a expressão mais aperfeiçoada e mais exigente, em contraste flagrante com a invasão crescente do uso de máquinas e instrumentos tecnológicos que tendem a absorver e a dominar, por vezes até a subverter, o ideal tradicional da sabedoria humanística.

Será a cultura destas grandes ideias humanísticas, na prática da vida social, mas também e sobretudo nos programas e nas práticas de ensino, que poderá habilitar-nos a sermos capazes de valorizar correctamente os novos valores da ciência e das tecnologias, relativizando-os e subordinando-os às superiores exigências do espírito.

Autores: Roque Cabral, J. Pinharanda Gomes, António Braz Teixeira, Ricardo Vélez Rodríguez, Margarida Miranda, Amadeu Torres, Mário Garcia, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Cândido Pimentel, Augusto Hortal, Manuel Losa, António Melo, Miguel Gonçalves, Carlota Miranda Urbano, Maria da Conceição Azevedo, Cristiana Soveral Paszkiewicz, Manuel Guedes Miranda, Ramiro Meneses, José Cândido Martins, José Gama, Renato Epifânio, Cassiano Reimão, José Rui da Costa Pinto, José Henrique Silveira de Brito, Rui Sampaio Silva, Helena Catalão, Miguel Real, João Amadeu Carvalho da Silva, Paulo Andrade e Ana Pedro, Lucília Pires e Ana Pedro, Cristina Caldeira