• Publications

Acção e Ética. Conversas sobre racionalidade prática

Sofia Miguens e Susana Cadilha (coord.), Acção e Ética. Conversas sobre racionalidade prática, 2011.

Publication of Archived Group GFMC (2011 - 2015), now integrated in:

• Type:

Livros
    • Author:

Sofia Miguens e Susana Cadilha (coord.)
    • Title:

• Year:

Summary

Edição: 2011
    Editora: Edições Colibri
    ISBN: 978-972-772-155-8
    Colecção: Episteme

Consultar Indice

Sobre o Livro:
    Com artigos e entrevistas de Susana Cadilha, Vasco Correia, Carlos Mauro, Sofi a Miguens, João Alberto Pinto, Ricardo Santos e António Zilhão

O presente volume explora tópicos centrais da filosofia da acção tais como a natureza e a explicação das acções, bem como questões adjacentes relativas a agência, intenção, deliberação, decisão, acrasia, etc.
    Procura-se ainda investigar se as posições perante tais tópicos e questões se reflectem em concepções substanciais do que se deve fazer, e portanto na ética.

Sobre as coordenadoras:
    Sofia Miguens é professora associada com agregação no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Filosofia da mesma faculdade. Publicou anteriormente Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência (2002), Racionalidade (2004), Filosofia da linguagem (2007), Será que a minha mente está dentro da minha cabeça? (2008), Compreender a mente e o conhecimento (2009), Aparência e Realidade (2010), Aspectos do Juízo (2011), bem como numerosos artigos.

Susana Cadilha é Investigadora no Instituto de Filosofi a da Universidade do Porto e autora de vários artigos sobre teoria da acção, ética e meta-ética. Está prestes a completar uma dissertação de doutoramento intitulada «O que é agir moralmente?»