• Publications

As Disputações Metafísicas de Francisco Suárez. estudos e antologia de textos

José Francisco Meirinhos – Paula Oliveira e Silva (org.), «As Disputações Metafísicas de Francisco Suárez. estudos e antologia de textos» 2011

Publication of Archived Group GFM (2011 - 2015), now integrated in:

Medieval & Early Modern Philosophy
    • Type:

Theses
    • Author:

José Francisco Meirinhos – Paula Oliveira e Silva (org.)
    • Title:

• Year:

Summary

Description

Questões de Metafísica. As Disputações Metafísicas de Francisco Suárez Edição: 2011
    Páginas: 564.
    Editora: Húmus - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
    Colecção: Estudos e Textos de Filosofia Medieval, 3
    ISBN: 978-972-8932-87-9

Preço: 20 €

Sobre o livro

Esta obra explora pontos chave das Disputações de Metafísica de Francisco Suárez em torno de três temas principais, pondo em paralelo os estudos e a tradução de excertos. A Introdução, por Paula Oliveira e Silva, situa a obra no seu contexto, contexto e receção. Na primeira parte, sobre “A ciência Metafísica”, Costantino Esposito escreve sobre a Metafísica como ciência e o projeto de Suárez, Adelino Cardoso trata a questão da identidade entre essência e existência (e trad. Disp. XXXI, 3), Ángel Poncela regressa ao problema do objeto da Metafísica (e trad. de Disp. I, 1), Carlos Arthur Nascimento escreve sobre a subalternação das ciências (e trad. de Disp. I, 5) e José Jivaldo Lima trata os sentidos de substância e de acidente (e trad. de Disp. XXXIX, 1). Quatro estudos integram a parte dedicada aos “Transcendentais”: Paulo Faitanin escreve sobre a unitas (e trad. Disp. V, 1-3, 5-6), Santiago Orrego Sánchez sobre a distinctio (e trad. Disp. VIII, 1), Paula Oliveira e Silva e Roberto Pich escrevem sobre o verum (cfr. trad. Disp. VIII, 1-5). A última parte é dedicada à “Causalidade”, com estudos de Marta Mendonça sobre as causas contingentes e as causas livres, de Cruz González sobre a influência de Duns Escoto na discussão das causas necessárias e das causas livres, de Manuel Lázaro Pulido sobre a causalidade exemplar. Trata-se pois de uma introdução à metafísica de Suárez através da discussão de um conjunto seleto de temas que procuram oferecer uma via de entrada para o conjunto das Disputationes, cuja leitura se pretende estimular e facilitar com a tradução de excertos significativos..

Os coordenadores

José Francisco Meirinhos

Doutor em Filosofia Antiga e Medieval pela Universidade do Porto com a tese Pedro Hispano (século XIII). É professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigador Principal do projeto financiado pela FCT Iberian Scholastic Philosophy at the Crossroads of Western Reason: The Reception of Aristotle and the Transition to Modernity, no qual esta obra se insere.

Paula Oliveira e Silva

Doutora em Filosofia Medieval pela Universidade de Lisboa. Investigadora Auxiliar no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Investigadora Principal do grupo de investigação Reason, Sciences and Nature in Medieval Philosophy do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. No mesmo Instituto, dirige como investigadora responsável da área Metafísica do Projeto de Investigação Iberian Scholastic Philosophy at the Crossroads of Western Reason: The Reception of Aristotle and the Transition to Modernity, no qual esta obra se insere.