• Publications

Compreender a Mente e o Conhecimento

Sofia Miguens, Compreender a Mente e o Conhecimento, 2009.

Publication of Archived Group GFMC (2009 - 2015), now integrated in:

• Type:

Livros
    • Author:

Sofia Miguens
    • Title:

• Year:

Summary

MLAG Discussion Papers

Edição: 2009
    Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Compreender a mente e o conhecimento é um propósito subjacente a tudo o mais que se pretenda fazer em filosofia. A reunião dos textos deste volume teve como objectivo disponibilizar um trajecto possível para a exploração de questões relativas à mente e ao conhecimento, correspondente àquela que tem sido a minha prática na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1996, tendo por um lado a teoria da mente e do conhecimento tal como ela se apresenta contemporaneamente e por outro lado a história da filosofia do conhecimento. Estes textos, que tiveram uma vida anterior, na sua maioria na Internet, tratam sobretudo de temas e autores contemporâneos.

Pretendi com a Introdução que lhes acrescentei exemplificar a comunicação que penso existir entre os tópicos e autores tratados e a história da filosofia, em particular autores como Descartes, Hume e Kant.

Do ponto de vista pedagógico, este livro prolonga a experiência iniciada com o manual de filosofia da linguagem publicado em 2007.

Consultar Índice

Prefácio

Origem dos artigos

Introdução – Compreender a mente e o conhecimento

1. Que forma deve ter uma introdução à epistemologia?

2. No centro de todas as coisas: as Meditações

3. O cepticismo humeano: ‘nada afastará estas dúvidas’

4. Kant: o transcendental como alternativa ao naturalismo humeano

5. Conclusão

Apêndice 1 – Leibniz e os mundos possíveis

Apêndice 2- Hume e a religião

Apêndice 3 – Por trás da concepção kantiana de espaço e tempo

Conhecimento

1. Introdução à Teoria da Mente e do Conhecimento – Parte I

2. Introdução à Teoria da Mente e do Conhecimento – Parte II (aspectos históricos)

3. A filosofia e o pensamento como ‘medida do mundo’

Mente

4. A mente segundo Chomsky

5. Daniel Dennett e a Inteligência Artificial

6. Alguns problemas de filosofia da Inteligência Artificial

7. Critérios de experiência – Wittgenstein, Malcolm e Dennett acerca dos sonhos

8. Qualia e razões – uma história da interioridade

9. Recensão a António Damásio, The Feeling of What Happens

10. Models of understanding – minds and machines

11. Heterofenomenologia

Identidade Pessoal e Acção

12. Problemas de identidade pessoal

13. A identidade pessoal e a posição original rawlsiana

14. Liberdade, cognição e acção

Filosofia e Linguística

15. As Ciências Cognitivas e a Naturalização do Simbólico – a mente computacional e a mente fenomenológica

16. Linguistas e Filósofos: maneiras de fazer teoria da mente

17. Language and Thought (the nature of mind from G. Frege and J. Fodor to cognitive linguistics)

Racionalidade e filosofia continental

18. Um certo desdém de Habermas face a Derrida

Do Prefácio

Os artigos aqui reunidos tocam temas tais como as crenças, o conhecimento, a história da filosofia do conhecimento, a identidade pessoal, a consciência, a acção, a racionalidade e as relações entre a filosofia e a linguística no que respeita à teoria da mente. Estão organizados tematicamente sob os títulos ‘Conhecimento’, ‘Mente’, Identidade Pessoal e Acção’, ‘Filosofia e Linguística’ e ‘Racionalidade e filosofia continental’. Todos eles tiveram uma vida anterior, na sua maior parte na Internet. Ora, a vida electrónica de textos é sujeita a vicissitudes específicas. Nomeadamente, os sites podem ter um tempo de vida delimitado – essa é uma das razões que me levam a reuni-los aqui, textos de mais de uma década (1997 a 2009). Apesar dessa limitação de existência, parece-me que as coisas que escrevi e que foram publicadas on-line chegaram a muito mais lugares do que aquelas que tiveram apenas vida impressa. Chegaram desde logo a estudantes de Filosofia, em Portugal e no Brasil, e onde quer que o Português seja a chave para aquilo que se quer ler e isso sempre me deu muita satisfação. Tenho que agradecer muito particularmente à Sara Bizarro, a criadora da Revista electrónica Intelectu, com a qual colaborei desde 1999 e onde foram inicialmente publicados muitos dos textos aqui reunidos, por me ter dado essa possibilidade de difusão alargada.

Sofia Miguens é Professora Associada do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora no Instituto de Filosofia da mesma faculdade, onde coordena o MLAG (Mind, Language and Action Group). Tem ensinado sobretudo nas áreas de epistemologia, filosofia da linguagem e filosofia da mente e dirigido projectos de investigação nas mesmas áreas. Publicou anteriormente Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência - D. Dennett e os debates da filosofia da mente (2002), Racionalidade (2004), Filosofia da Linguagem - uma introdução (2007), e Será que a minha mente está dentro da minha cabeça? Da ciência cognitiva à filosofia (ensaios) (2008), bem como numerosos artigos.