• Publications

Conferências de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto II

AAVV, «Conferências de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto II» 2000

Publication of Archived Group GFMC (2000 - 2015), now integrated in:

• Type:

Theses
    • Author:

AAVV
    • Title:

• Year:

Summary

Colecção Nous, Campo das Letras

Edição: 2000
    Editora: Campo das Letras

O segundo tomo das Conferências de Filosofia retoma a questão do primeiro pelo seu lado mais intrigante e misterioso: o que é afinal o homem sofredor?

Todo o homem sofre, como todo o homem se alegra, nasce e morre. Mas as realidades da dor e do sofrimento, juntamente com a da morte, configuram-se actualmente como realidades cujo sentido é fundacional. E daí a sua crescente importância filosófica. Ao clássico 'espanto', ao 'assombro' perante a maravilha plenificadora do mundo - como experiência radical do filosofar - parece seguir-se, e depois de uma crise dos fundamentos inerentes ao discurso auto-referente do racionalismo moderno, a experiência da perda, da falta, do desequilíbrio, a experiência do desconcerto, da injustificação como experiência filosófica fundacional.

O fundamento reequaciona-se então como encaminhamento para um desejo de justiça mais original do que o da vontade de saber. A experiência do sofrimento, balbuciando a experiência do mal, subordina a busca da Verdade à do verdadeiro Bem. O espanto terá portanto uma inspiração ética, já detectável, segundo Porée, na "República" de Platão. Para este Autor, o sofrimento é mesmo designado como a própria possibilidade de reflexão. (Maria José Cantista)

Oito pensadores franceses contribuíram, a partir de perspectivas várias, desde epistemológicas a éticas e ontológicas, para a tentativa de compreensão deste fenómeno. São as suas conferências que agora se publicam. O volume conta com a participação de Pascal Engel, Jean-Pierre Dupuy, Jérôme Porée,

Préface, p . 7

Introdução, p. 11