• IF

  • Publications

    navigation

Conhecimento Aberto e os Novos Direitos de Autor numa nova práxis educativa

João Ademar de Andrade Lima , «Conhecimento Aberto e os Novos Direitos de Autor numa nova práxis educativa» 2017

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Description

    Tese de Doutoramento em Ciências da Educação. UTAD.

    Orientador: Joaquim Escola

    "Tratou-se a presente Tese de Doutoramento da confluência conceitual de uma idealizada prática educativa a um novo construto filosófico aplicável a concepções jus-autoralistas pós advento da Sociedade da Informação, com suporte teórico norteado pela chamada ciência aberta e metodologia fulcrada nos postulados de movimentos herdeiros de valores liberais como o hackerismo, já empregada em práticas investigativas de diversos professores, grupos e universidades, mormente europeias. Assim, seu problema gerador residiu na importância de se lançar um novo olhar acerca de uma atividade empiricamente já observada, a saber: a revisitação de postulados do direito de autor clássico, em face das modificações advindas dos novos media, teorizando, através de uma nova interpretação jurídica e de próprias regras de licenciamentos flexíveis circundantes àquele ramo, adiante convergidos ao copyleft, uma diferente propositura didática, cuja diretiva se coaduna à permissividade de uso de criações intelectuais, ao compartilhamento, à remistura e todas as demais experiências oriundas de liberdades típicas da cibercultura."

    Go back

    Activities