Contemporaneidade Educativa e Interpelação Filosófica
Go back
Thematic Line
Philosophy of Education
Research Group
Philosophy of Education and Contemporaneity
-
Type:
Theses Author:
Adalberto Dias de Carvalho (Coord.)Title:
Contemporaneidade Educativa e Interpelação FilosóficaYear:
2010
Summary
Contemporaneidade Educativa e Interpelação FilosóficaDescription
Edição: 2010
Páginas: 190
Editora: Edições Afrontamento
ISBN: 978-972-36-1098-7
Nos capítulos que integram a presente obra, a nossa contemporaneidade educativa é sucessivamente representada e questionada através de uma inquietação que, sendo de natureza antropológica, ontológica, fenomenológica, hermenêutica ou ética, percorre, de uma forma exigente e fecunda, muitos dos impasses pelos quais passam inevitavelmente os problemas que, por razões políticas ou simplesmente de rotina, vão ficando enovelados na poeira do inconsciente individual e colectivo. Mas é precisamente contra todo e qualquer tipo de conformismo que se ergue a filosofia da educação ao procurar revelar contradições, preconceitos, ao mesmo tempo que perscruta o devir das teorias e das práticas educativas. Recusando sempre ser - diferentemente das ideologias que por vezes a tentam usurpar - um discurso anunciador de finalidades ou legitimador de normas.