• IF

  • Publications

    navigation

(Des)humano, demasiado (des)humano. O homem na Era digital: uma reflexão com Pierre Lévy

Maria Assumpta Coimbra, «(Des)humano, demasiado (des)humano. O homem na Era digital: uma reflexão com Pierre Lévy» 2010

Go back
Publication of Archived Group PUBLIC_SPACE (2010 - 2015), now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
    • Type:

      Theses
    • Author:

      Maria Assumpta Coimbra
    • Title:

      (Des)humano, demasiado (des)humano. O homem na Era digital: uma reflexão com Pierre Lévy
    • Year:

      2010

    Summary

    (Des)humano, demasiado (des)humano. O homem na Era digital: uma reflexão com Pierre Lévy

    Description

    Edição: 2010
    Páginas: 286
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1156-4

    Este livro não constitui apenas um esforço de legitimação da Maria Assumpta Coimbra em prol das novas tecnologias ou da sociedade digital em que o dedo é o órgão criador, mas representa uma importante reflexão em torno de temas que a Filosofia deve considerar com urgência, já que os novos espaços de nomadismo podem consubstanciar mutações decisivas, seja pela dilatação (ou retracção) da democracia, seja pela emergência de um outro tipo de subjectividade.

    Penso que não podemos ainda declarar que o ciberespaço poderá promover, com as suas especificidades técnicas, uma nova civilidade e/ou uma nova urbanidade, mas estou certa que a revitalização do pensar depende da capacidade de experienciarmos os desafios e as questões que nos chegam do mundo contemporâneo, no sentido de esclarecermos o que a Filosofia deve fazer hoje e valorizarmos a construção de seres humanos capazes de afirmar, num espaço comum, a dignidade e liberdades humanas. (Paula Cristina Pereira, do “Prefácio”)

    Consultar Índice


    Maria Assumpta Coimbra é doutorada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro integrado do Instituto de Filosofia da mesma Faculdade, onde tem desenvolvido a sua actividade de investigação, nomeadamente no grupo “Philosophy and Public Space” (coordenado pela Prof. Doutora Paula Cristina Pereira). É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação dessa Universidade. É professora de Filosofia do Ensino Secundário e Directora do Centro de Formação da Associação da Escolas Coimbra Interior.

    Go back