• IF

  • Publications

    navigation

Educação, Cultura(s) e Cidadania

Emanuel Oliveira Medeiros (Coord.), «Educação, Cultura(s) e Cidadania» 2009

Go back
Publication of Archived Group PUBLIC_SPACE (2009 - 2015), now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
    • Type:

      Theses
    • Author:

      Emanuel Oliveira Medeiros (Coord.)
    • Title:

      Educação, Cultura(s) e Cidadania
    • Year:

      2009

    Summary

    Educação, Cultura(s) e Cidadania

    Description

    Edição: 2009
    Páginas: 174
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1008-6

    Este livro colectivo tem uma significação temática estruturante: Educação, Cultura(s) e Cidadania. Nos diferentes textos, os autores, de diversas áreas de especialidade, desenvolvem, em autoria ou em co-autoria, temas e problemas da maior relevância para a compreensão da contemporaneidade, abrindo portas de sentido para uma dimensão cívica e interdisciplinar do conhecimento. A filosofia do currículo e a formação dos professores, num horizonte cultural e cívico, a Escola, a sala de aula e as diversas áreas do saber são, entre outros, temas de reflexão tendo como chaves e campos de problematização a educação, a cultura e a cidadania, numa dimensão escolar e não escolar. No centro da reflexão e investigação está a pessoa, ainda e sempre.


    Emanuel Oliveira Medeiros. Doutorado em Educação, na especialidade de Filosofia da Educação, pela Universidade dos Açores, em 2003, é autor de diversas pubicações em livros e revistas da especialidade. Dos seus livros, destacam-se os seguintes: A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa (2002); A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida (2005); Educar, Comunicar e Ser (2006). Da organização de obras colectivas, referem-se as publicações: Educação: Caminho para o Século XXI (2002); Utopia e Pragmatismo em Educação: Desafios e Perspectivas (2002); I Encontro de Didácticas nos Açores (2002); Educação Científica no 1º Ciclo do Ensino Básico (2003).

    É membro de Grupos de Investigação do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia (I&D/502/FCT) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    É professor na Universidade dos Açores, onde tem leccionado várias disciplinas em cursos de licenciatura e mestrados. Tem exercido vários cargos de gestão pedagógica.

    Go back