• IF

  • Publications

    navigation

Educar para a Verdade e a Virtude: A emergência da modernidade pedagógica no pensamento educacional de John Locke

Rui Daniel da Costa Cunha , «Educar para a Verdade e a Virtude: A emergência da modernidade pedagógica no pensamento educacional de John Locke» 2012

Go back
Publication of Archived Group PUBLIC_SPACE (2012 - 2015), now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
    • Type:

      Theses
    • Author:

      Rui Daniel da Costa Cunha
    • Title:

      Educar para a Verdade e a Virtude: A emergência da modernidade pedagógica no pensamento educacional de John Locke
    • Year:

      2012

    Summary

    Educar para a Verdade e a Virtude.
    A emergência da modernidade pedagógica no pensamento educacional de John Locke

    Prefácio de Maria da Conceição Azevedo

    Description

    Edição: 2012
    Páginas: 395
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1283-7

    Educar para a Verdade e a Virtude apresenta John Locke na faceta — quase desconhecida para o público português e, no geral, pouco estudada — de filósofo da educação, analisando Some Thoughts concerning Education em diálogo com outras obras do autor. Organiza-se em seis capítulos, dos quais os três primeiros têm uma função de contextualização («Vida e Obra de John Locke»;«Locke e a Emergência da Modernidade Pedagógica»;«A Recepção da Filosofia da Educação de Locke»), ao passo que nos restantes se expõe a proposta educacional do autor inglês, percorrendo a sua teoria geral da educação (capítulo 4), a sua concepção de educação moral e cívica (capítulo 5) e o curriculum específico do young gentleman (capítulo 6). Este livro é um estímulo à leitura e ao debate. Um apelo a que possamos ser fiéis ao nosso presente, como Locke o foi ao seu, no tão longínquo — e que agora se nos faz tão próximo — século XVII.

    Go back