• IF

  • Publications

    navigation

Gabriel Marcel. Comunicação e Educação

Joaquim Escola, «Gabriel Marcel. Comunicação e Educação» 2011

Go back
Publication of Archived Group PUBLIC_SPACE (2011 - 2015), now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
    • Type:

      Theses
    • Author:

      Joaquim Escola
    • Title:

      Gabriel Marcel. Comunicação e Educação
    • Year:

      2011

    Summary

    Gabriel Marcel. Comunicação e Educação

    Description

    Edição: 2011
    Páginas: 560
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1144-1

    Joaquim Escola coloca, neste livro, em  confronto os dois magnos territórios da comunicação – o universo da comunicação mediática, suportada pelo desenvolvimento das técnicas de comunicação de massa e pela cibernética, e o território insubstituível da comunicação existencial, acontecimento único e irrepetível do encontro entre pessoas – e apresenta uma sólida fundamentação teórica para a compreensão do lugar da comunicação nas sociedades contemporâneas. É deste modo que o autor interroga filosoficamente as alterações que as tecnologias da informação e da comunicação provocaram no(s) espaço(s) educativo(s) e públicos nas últimas décadas.

    Quanto mais a civilização contemporânea se edifica como sociedade da informação e da comunicação, escorada pelo progresso tecnocientífico e enleada nas promessas de um desenvolvimento sem paralelo, maior é a expectativa depositada nas possibilidades abertas pela comunicação. A leitura deste fenómeno, partindo do pensamento de Gabriel Marcel, constitui o desafio que Joaquim Escola se coloca pondo em confronto o paradigma existencial da comunicação, enraizado no filósofo francês, com o paradigma cibernético da comunicação, em torno do qual se foi erigindo a civilização contemporânea.

    Consultar Índice


    Joaquim José Jacinto Escola é doutorado em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é Professor desde 1993. Iniciou a sua carreira académica na Universidade dos Açores. É membro do Gabinete de Filosofia da Educação (GFE) do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Unidade de I&D). Desenvolve a sua actividade de investigação em torno da Filosofia da Educação, da Ética, da Comunicação Educativa e da Didáctica em Filosofia. É Professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no curso de Mestrado em Ensino da Filosofia. É Director do Departamento de Educação e Psicologia, Vice-presidente da Escola de Ciências Humanas e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    Integra algumas sociedades científicas, com destaque para a Association Présence de Gabriel Marcel, Société Francophone de Philosophie de l'Éducation, Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP) da qual é membro fundador.

    Tem várias obras publicadas em Portugal, Galiza e Brasil.

    Go back

    Activities