• IF

  • Publications

    navigation

La tradizione delle opere di Iohannes de Deo

Giovanna Murano, La tradizione delle opere di Iohannes de Deo, 2014. ISBN 978-989-8648-17-4.

Go back
Publication of Archived Group GFM (2014 - 2015), now integrated in:
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
    • Type:

      Livros
    • Author:

      Giovanna Murano
    • Title:

      La tradizione delle opere di Iohannes de Deo
    • Year:

      2014
    • ISBN:

      978-989-8648-17-4

    Summary

    Giovanna Muranno, La tradizione delle opere de Iohannes de Deo, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto 2014 (col. Filosofia Medieval - Materiais); 92 pp.; ISBN 978-989-8648-17-4.

    Description

    As obras do português Iohannes de Deo († 1267) são transmitidas em cerca de quatrocentos manuscritos e nenhum outro canonista do século XIII pode reclamar igual sucesso. Professor no Studium de Bolonha, Iohannes de Deo utilizou a produção de manuscritos por "exemplar et pecia" para divulgar as suas obras, das quais oferece listas meticulosas e atualizadas em diferentes prólogos.
    Neste estudo é dada atenção ao manuscrito em 1094 (A. II. 10) da Biblioteca Casanatense de Roma, repetidamente mencionado pelos estudiosos e que transmite versões precedentes àquelas que viriam a ter mais ampla difusão. Esse manuscrito constitui-se como um testemunho chave para reconstruir as vias através das quais algumas dos principais obras de Iohannes de Deo se formaram.
    A reutilização que grandes e ilustres canonistas como Guido da Baysio e Henrique de Susa fizeram dos seus textos são a prova mais eloquente de que por trás do nome de Iohannes de Deo está um mestre que soube ganhar fama e admiração graças um contínuo labor limae.

     

    Giovanna Murano é especialista em paleografia e codicologia, estudando em particular a história das universidades medievais e a sua produção librária. É autora de mais de cinquenta monografias, catálogos e artigos, entre as quais Opere diffuse per exemplar e pecia (Turnhout, 2005) e Copisti a Bologna: 1265-1270 (Turnhout, 2006). Atualmente é diretora científica da coleção " Autografi di italiani illustri", na qual foi publicado o primeiro volume Autographa.I.1: giuristi, giudici e notai (Bolonha, 2012).

    A publicação poderá ser adquirida na Loja da UP, na Livraria da FLUP ou através do e-mail: apsoares@letras.up.pt, pelo valor de 7,50 €

    Go back

    Activities