• IF

  • Publications

    navigation

O que desencadeia o sucesso em alunos com baixo rendimento escolar, no Projeto Fénix

José Luís Almeida Gonçalves, Joaquim Azevedo, et al., O que desencadeia o sucesso em alunos com baixo rendimento escolar, no Projeto Fénix, (Cadernos Fénix) , Porto, 2014.

Go back
  • Thematic Line


    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Description

    Edição: 2014

    Editora: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa

    ISBN: 978-989-98940-1-3

     

    “Eu não tenho dúvida que o maior ganho do projeto é tomarmos consciência de que alguma coisa tem de ser feita por estes alunos, mesmo que este ano andemos um pouco “às apalpadelas” e a experimentar, é, sem dúvida, uma mais valia. Eu questionei muito, desde que fui a assistir a alguns seminários do Fénix, questionei muito as minhas práticas até agora e as minhas convicções, e isto abana-nos um bocado. Aqueles alunos que nós dizíamos “aquele menino não vai conseguir”... Eu já tive meninos nas minhas turmas que eu tentava apoiar a máximo que podia, mas estava descansada [porque] “ele não tem capacidades e não vai conseguir” e, de repente, a gente põe-se a questionar: “ele não está a conseguir porque a escola não lhe está a dar meios para ele conseguir”. Quem está a falhar é a escola. Para mim, a mais valia é capaz de ser essa, [que eu] gostava que fosse contagiante para todos os colegas, porque encontramos muitos colegas ainda a pensar assim. Sou sincera; desde setembro que tenho pensado muito acerca destes assuntos e pensado [como] arranjar maneira de eles conseguirem.” “Eu acho positivo haver esta preocupação e acho que a grande diferença é a gente começar a questionar também as nossas práticas. Que não são só eles que têm um problema, mas o problema também está no ensino, está naquilo que lhes estamos a oferecer. E, nesse sentido, acho que é positivo.” (P33)

    Go back