• Publications

João Batista Ramos, «Por uma Utopia do Humano. Olhares a partir da ética da libertação de Enrique Dussel» 2012

Publication of Archived Group CONTEMPORANEITY (2012 - 2015), now integrated in:

Philosophy of Education

Philosophy of Education and Contemporaneity
    • Type:

Theses
    • Author:

João Batista Ramos
    • Title:

• Year:

Summary

Edição: 2012

Editora: Edições Afrontamento

ISBN: 978-972-1311-7

A presente obra — integrada no trabalho do Grupo de Investigação de Filosofia da Educação no Espaço de Língua Portuguesa do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto ¿ representa um esforço notável do autor em renovar o sentido da noção de utopia, designadamente quanto à sua capacidade de mobilização social e cívica de pessoas e grupos em prol do combate às injustiças de todo o tipo. De entre estas destacam-se os atentados à liberdade e à dignidade humanas, inclusive os que foram e vão sendo perpetrados em nome de utopias abstratas ao serviço do poder discricionário e até desumano.