• Publications

Segredo e Memória: Ensaios sobre a Era da Informação

Tommaso Piazza (Coord.), «Segredo e Memória: Ensaios sobre a Era da Informação» 2012

Publication of Archived Group GFMC (2012 - 2015), now integrated in:

• Type:

Theses
    • Author:

Tommaso Piazza (Coord.)
    • Title:

Segredo e Memória: Ensaios sobre a Era da Informação
    • Year:

Summary

Segredo e memória: Ensaios sobre a Era da Informação

Edição: 2012
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1143-4

Este volume reúne contributos apresentados nos dois seminários internacionais do projecto de investigação Segredo e memória na era da informação. O projecto é desenvolvido desde 2007 por quatro unidades de investigação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA), Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Instituto de Filosofia (IF), Instituto de Sociologia (IS).

Percorrendo diferentes domínios e registos (entre eles a Ciência da Informação, as Ciências da Comunicação, a Filosofia, a História, a Literatura, a Sociologia), é possível verificar como "segredo" e "memória" ocupam um lugar central no discurso e objectos de estudo das ciências sociais e humanas. O que motiva estes estudos é a consciência de que revolução da informação induz mudanças, em primeiro lugar científicas e tecnológicas, que não deixam nem deixarão de influenciar a concepção que os homens têm de si mesmos e da sua actividade, a qual é reflectida e estudada em todos os matizes e metamorfoses pelas Ciências Sociais e Humanas.

Os ensaios aqui reunidos discutem os resultados de uma primeira incursão, em vários âmbitos temáticos e disciplinares, nos lugares ocupados pelo segredo e a memória, quer numa óptica mais contemporânea, quer com uma atenção mais focada no passado.

Índice | Introdução