• Publications

Eugénia Vilela, «Sismografias. Estética(s) e Artes II» 2011

Publication of Archived Group GFMC (2011 - 2015), now integrated in:

• Type:

Theses
    • Author:

Eugénia Vilela
    • Title:

• Year:

Summary

Edição: 2011
    Editora: Edições Afrontamento
    ISBN: 978-972-36-1164-9

Consultar Índice

Sobre o livro:

Este livro tem origem nos Seminários Abertos de Estética realizados no âmbito do Ciclo de Seminários Abertos de Estética, organizado pelo Grupo de Investigação Estética, Política e Arte (Aesthetics, Politics and Art Research Group) do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

O Grupo de Investigação Estética, Política e Arte foi constituído no ano de 2007 (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT), integra investigadores provenientes de diferentes áreas de pensamento, como a Filosofia, os Estudos Culturais e Artísticos e as Artes.

Tendo como enquadramento geral o espaço de intersecção entre a Estética, a Filosofia Política Contemporânea e as Artes, o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Investigação procura evidenciar os movimentos de fractura de sentido que, actualmente, indiciam novas configurações da ideia de contemporaneidade, enquanto espaço-tempo no qual o estético e o político se apresentam na sua potência de lugares de criação em aberto.

Através dos diferentes projectos e trabalhos de investigação pós-graduada em curso procura pensar-se as passagens que o gesto de criação pode fazer irromper no contemporâneo, considerando as vias possíveis de reconfiguração da sua dimensão estética e política.