• Publications

Via Aberta: De Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente

Renato Epifânio, «Via Aberta: De Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente» 2009

Publication of Archived Group ROOTS (2009 - 2015), now integrated in:

Roots & Horizons
    • Type:

Theses
    • Author:

Renato Epifânio
    • Title:

• Year:

Summary

Colecção Nova Águia

Edição: Abril 2009
    Editora: Zéfiro

"Os cinco ensaios, ou teoréticas abordagens, constantes do presente escrito da autoria de Renato Epifânio, concitam-nos para uma renovada reflexão, adjuvante dos temas, enigmas e problemas, suscitados no pensamento filosófico português contemporâneo, reflexão essa organizada num ritmo de incursão a protótipos do modus philosophandi, quantas vezes poéticos, de Antero, Pessoa, Junqueiro e Pascoaes, dispostos segundo uma linha sucessória, ou relacionante, com a lição transcendental que José Marinho nos legou em seus memoráveis escritos (…). A meditação (melhor dito: mediação) de Renato Epifânio decerto actuará em cada leitor como um adjutório ao entendimento do que mais importa". (Pinharanda Gomes, in Posfácio)

Renato Epifânio é membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Foi o Secretário-Executivo das Comissão das Comemorações do seu Centenário. Como investigador na área da “Filosofia em Portugal”, tem dezenas de estudos publicados. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho (IN-CM, no prelo). É autor das obras Visões de Agostinho da Silva (Zéfiro, 2006), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (Zéfiro, 2008), Via Aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (Zéfiro, 2009) e Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007), já em parte publicado na Philosophica, Revista do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Partilha, com Paulo Borges e Celeste Natário, a Direcção da Revista Nova Águia e é o Director da Colecção de livros com o mesmo nome na Zéfiro. Faz ainda parte da Comissão Coordenadora do MIL: Movimento Internacional Lusófono.