• IF

  • Activities

    navigation

A verdade: café Filosófico na livraria Almedia (VN Gaia; 31.03.2011; 21h30)

From: 2011-03-31 To:2011-03-31

Go back
Group PUBLIC_SPACE (2011 - 2015) now integrated in:
  • Thematic Line


    Philosophy of Education
  • Research Group


    Philosophy & Public Space
  • Convidam-se todos os interessados a participar no Café filosófico* onde se discutirá "A verdade", na Livraria Almedina do Arrábida Shopping (Vila Nova de Gaia), dia 31 de Março, 5ª feira, às 21h30m.

     

    As questões acerca da verdade são transversais a inúmeros domínios filosóficos. Nos debates epistemológicos é importante apurarmos o nosso conceito de verdade se queremos saber se a verdade é o objectivo da ciência, em filosofia da linguagem se queremos saber se é a verdade que dá sentido às nossas frases, em ética o debate desenrola-se em torno de saber se os juízos morais podem ser verdadeiros ou falsos (ou se são apenas meras expressões de sentimentos) e em metafísica o conceito de verdade é central no debate entre realistas e anti-realistas. Neste Café Filosófico procuraremosaveriguar e aprofundar o conceito de Verdade, possivelmente em algumas das acepções referidas atrás.
     
     
     

     
    * Um Café filosófico é um encontro de filosofia num lugar público (não necessariamente um café) onde todos podem participar numa reflexão filosófica em grupo, independentemente da sua bagagem filosófica. Estes Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar, conviver e discutir e partilhar temas do universo da filosofia reavivando dessa forma o espírito de livre debate de ideias que animava as discussões entre Sócrates e os seus amigos na Ágora ateniense nos alvores da civilização ocidental. Não é necessário qualquer conhecimento de história da filosofia para participar num Café Filosófico, apenas vontade e gosto pelo debate de ideias.
     

      


     
     
     
    Próximas sessões: Estado da Arte em Filosofia da Educação (28 Abril2011); Café filosófico "A justiça" (26 Maio2011); Estado da Arte em História da Filosofia (30 Junho2011).
     
     
     


    Organização: Livraria Almedina; Oficina de Formação em Filosofia (OFFilo) do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto ; Ideias concertadas 
    Comissário: José Meirinhos (Instituto de Filosofia da UP).

    OFFilo: https://ifilosofia.up.pt/gfe/?p=research&a=ver&id=26

    Go back