• IF

  • Activities

    navigation

Bolsa de investigação para o projeto "Animal Rationale Mortale" (Porto, Instituto de Filosofia)

From: 2013-07-01 To:2013-07-13

Go back
Group GFM (2013 - 2015) now integrated in:
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Concurso para Atribuição de Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto Animal Rationale Mortale'. A relação corpo-alma e as paixões da alma nos Comentários ao De anima de Aristóteles das Universidades portuguesas do séc. XVI (EXPL/MHC-FIL/1703/2012)

    Candidaturas de 1 a 12 de julho de 2013

    A Faculdade de Letras da Universidade do Porto comunica que está aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Licenciado) no âmbito do Projeto Animal Rationale Mortale'. A relação corpo-alma e as paixões da alma nos Comentários ao De anima de Aristóteles das Universidades portuguesas do séc. XVI (EXPL/MHC-FIL/1703/2012), adiante designado Animal Rationale Mortale, financiado por Fundos FEDER através do Programa Nacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MEC, e a ser desenvolvido no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, nas seguintes condições:

    Atividade: O/A bolseiro/a desenvolverá trabalho de investigação no âmbito do projeto, descrito na página Animal Rationale Mortale do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto https://ifilosofia.up.pt/gfm/?p=research&a=ver&id=47 .

    Supervisão Científica: O/A Bolseiro/a desenvolverá a sua atividade sob a supervisão científica da Investigadora Responsável do projeto, Doutora Paula Oliveira e Silva.

    Formação Requerida: Licenciatura em Filosofia, ou em História, ou em Estudos Clássicos.

    Funções: Investigação sobre os temas do projeto; organização de atividades no âmbito do projeto; colaboração com os core researchers e os investigadores do projeto; preparação de relatórios do projeto; colaboração nas atividades organizadas pelo projeto (seminários, colóquios, publicações).

    Processo de Seleção: A seleção dos candidatos far-se-á por avaliação curricular (70%) e entrevista (30%). Será realizada entrevista (prevista para o dia 16 de julho p.f.) aos/às candidatos/as que obtenham até 80% da pontuação do candidato/a melhor classificado/a. O anúncio do resultado final será feito até ao dia 19 de julho p.f.

    Parâmetros de avaliação curricular:
    1) Conhecimento de latim; domínio de línguas estrangeiras, em leitura e escrita; conhecimento de paleografia moderna; competências em Filosofia Escolástica Ibérica e tradição filosófica de comentário a Aristóteles; experiência de investigação e publicações no âmbito do tema do projeto; conhecimentos avançados de metodologias de investigação: concretizados por formação realizada, publicações, apresentação em reuniões científicas (80%);
    2) Carta de motivação para integrar a equipa deste projeto (20%);

    Parâmetros de avaliação da entrevista:
    1) capacidade de expressão (30%);
    2) conhecimento de línguas estrangeiras (30%);
    3) conhecimento do campo de estudos do projeto e das funções a desempenhar (40%).

    Documentos de Candidatura: Deverão ser entregues pela via a seguir indicada os seguintes documentos: 1) Carta de motivação para integrar a equipa deste projeto; 2) Curriculum Vitae detalhando pelo menos as competências requeridas nos parâmetros de avaliação, endereço e outros meios de contato; 3) Cópia de certificados de habilitações; 3) Outra documentação que considere relevante para o mesmo efeito.

    Condições de Admissão: 1) A aceitação da candidatura encontra-se dependente da receção da documentação exigida. 2) De acordo com o regulamento da FCT apenas podem candidatar-se cidadãos nacionais ou cidadãos titulares de autorização de residência permanente em Portugal ou de estatuto de residente de longa duração à data do concurso.

    Prazos e Entrega de Candidatura: A entrega de candidaturas decorre de 1 até às 24 horas do 12 de julho de 2013, com os documentos mencionados no parágrafo anterior, apenas por e-mail dirigido ao Presidente do Júri e enviado para: ifilosofia@letras.up.pt.
    N.B.: apenas pode ser feita submissão eletrónica de candidaturas e respeitando os prazos indicados. Não enviar candidaturas com mais de 3MB. A receção de candidaturas é confirmada por e-mail no espaço de 1 dia útil.

    Júri: Doutora Paula Oliveira e Silva (Presidente); Prof. Doutores José Meirinhos e Angel Poncela (vogais); Suplentes: Doutora Maria da Conceição Camps e Prof. Doutor José Carlos Ribeiro Miranda.

    Duração e Regime da Atividade: Início previsto do contrato: 5 de agosto de 2013. A bolsa tem a duração até 30 de junho de 2014, em regime de dedicação exclusiva, eventualmente renovável até ao máximo de duração do Projeto.

    Remuneração e Condições de Exercício: O valor da bolsa será de 745€, de acordo com a tabela em vigor para as bolsas no país financiadas pela FCT: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores2012.phtml.pt . Exercício da função de acordo com o estatuto de bolseiros da FCT: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt e com o regulamento de bolseiros na Universidade do Porto, no âmbito do programa definido pelo Investigador Responsável do Projeto. O/A bolseiro/a celebrará contrato com a Faculdade de Letras, entidade proponente do projeto, onde desenvolverá a sua atividade. O/A bolseiro/a beneficiará de um seguro de acidentes pessoais nas atividades de investigação, suportado pela instituição.

    Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito via e-mail da receção da candidatura. Os/As candidatos/as serão convocados para a entrevista para o e-mail indicado em candidatura. Durante o período do concurso os/as candidatos/as deverão consultar diariamente o referido e-mail para se manterem informados sobre o seu desenrolar.
    Os resultados da avaliação serão divulgados no sítio da FLUP. A decisão final do procedimento será comunicada aos candidatos por meio eletrónico ou outro, nos termos previstos no Regulamento.

    Datas mais importantes:
    Candidaturas: por email de 1 de julho até às 24 horas do dia 12 de julho de 2013.
    Entrevista dos candidatos selecionados: 16 de julho de 2013.
    Divulgação dos resultados: até 19 de julho de 2013.
    Início previsto do contrato: 5 de gosto de 2013.

    Informação adicional: Para solicitar outra informação contactar o Instituto de Filosofia: ifilosofia@letras.up.pt
    Instituto de Filosofia
    Faculdade de Letras
    Universidade do Porto
    Via Panorâmica s/n
    4150-564 Porto

    Go back