• IF

  • Activities

    navigation

Conferências de Carlos Taibo: (1) Rússia e Ucrânia: impérios, povos, energia | (2) Decrescimento

From: 2022-07-22 To:2022-07-22

Go back
  • Thematic Lines


    Medieval & Early Modern Philosophy
    Modern & Contemporary Philosophy
  • Research Groups


    Reason, Politics & Society
    Philosophy & Public Space
  • Duas conferência sobre temas urgentes.

    Professor Carlos Taibo (Universidade Autónoma de Madrid)


    Conferência
    “Rússia e Ucrânia: impérios, povos, energia”

    22 de julho 2022, 16 horas
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Sala de reuniões (piso 2)

    Não há motivo nenhum para defender a intervenção militar russa na Ucrânia. Mas há muitos para alegar que as potências ocidentais têm responsabilidades importantes na formação dessa crise. Propomos examinar assuntos como a condição da Rússia putiniana, os impérios, as políticas da NATO, o debate energético, a situação actual na Ucrânia, as perspectivas de futuro e um cenário planetário muito complexo. 

     


    Conferência
    “Decrescimento”

    22 de julho 2022, 19 horas
    Terra das crianças / Espaço Musas
    , Rua do Bonjardim, 998, 4000-121 Porto

    Com a colaboração da Livraria Utopia e da editora Letra Livre, estarão disponíveis as obras de Carlos Taibo editadas em português "Colapso" (2019) e o muito recente "Ibéria Esvaziada" (2022).


    Carlos Taibo é professor jubilado de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madrid. É um convicto defensor do movimento antiglobalização, do decrescimento, da democracia directa e da autogestão.

    É autor de mais de trinta livros em espanhol e galego. Publicou monografias sobre assuntos como a globalização, a hegemonia dos Estados Unidos, os movimentos de resistência, o decrescimento e o pensamento libertário. Mas também sobre a cultura portuguesa, com títulos como Parecia Não Pisar o Chão. Treze Ensaios Sobre as Vidas de Fernando Pessoa (2010) e Compreender Portugal (2015). Entre as suas últimas publicações em galego-português destacam-se Colapso (2019) e Ibéria esvaziada (2022). Recentemente publicou em espanhol uma monografia sobre a situação na Ucrânia, Rusia frente a Ucrania (2022). Este livro visa analisar as chaves fundamentais para interpretar as tensões entre os dois países, com as potências “ocidentais” na retaguarda. Neste sentido, analisa a condição contemporânea dos dois países, a crise ucraniana do início de 2014 e as diferentes tramas que foram reveladas na Crimeia e no leste da Ucrânia. Ao mesmo tempo, proporciona uma reflexão crítica sobre o papel dos Estados Unidos, da União Europeia e da própria Rússia.

     

     


    Organização:
    Patrícia Calvário
    RG Philosophy and Public Space
    RG Reason, Politics and Society in Medieval and Early Modern Philosophy
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

    Go back