• IF

  • Activities

    navigation

[CALL FOR PAPERS] Congresso Internacional Imago, Actus et Verbum

From: 2021-12-02 To:2021-12-03

Go back
  • Thematic Line


    Medieval & Early Modern Philosophy
  • Research Groups


    Reason, Politics & Society
    Aristotelica Portugalensia
  • Prazo para envio de propostas até dia 15 de outubro de 2021 

     

    Congresso Internacional
    Imago, Actus et Verbum. Desafios e interrogações nos Estudos Medievais: um diálogo interdisciplinar entre filologia, filosofia, história, arte e literatura

    2-3 Dezembro 2021
    UNL, Campus de Campolide, Lisboa

    CALL FOR PAPERS
    [PDF PT | PDF EN]

     

    À entrada da terceira década do século XXI, e após sucessivas viragens por que passaram as humanidades nas últimas décadas, é conveniente uma reflexão aprofundada acerca da natureza, objetivos e métodos dos estudos interdisciplinares sobre a Idade Média. A história, a filologia, os estudos literários, a história da arte e a filosofia, unidas pela atenção comum ao texto e ao documento, mas diferenciadas epistemologicamente, enfrentam desafios comuns provocados pelas caraterísticas disciplinares de cada uma destas áreas e pela pressão externa de sociedades em acelerada mudança.

    Este congresso visa fazer um ponto da situação global relativo aos estudos sobre a Idade Média, identificando grandes questões que sirvam para equacionarmos o presente das respetivas disciplinas, mas também os desafios que deverão enfrentar ao longo deste século.

    O Instituto de Estudos Medievais e o Instituto de Filosofia convidam a comunidade científica a participar, enviando propostas de comunicação até ao dia 15 de outubro de 2021. Os eixos temáticos sobre os quais se aceitam propostas são:

    Edição e outras intermediações textuais: Há cânones de edições de textos e documentos medievais? Há ainda textos relevantes que permanecem inéditos ou insuficientemente editados, e que razões explicam isso? As edições conservadoras são o tipo de edição dominante em todas as áreas dos Estudos Medievais? Que razões explicam a relutância das editoras em publicar textos antigos? Como tem evoluído a relação das bibliotecas e arquivos com os investigadores?

    História cultural: Em que ponto se encontra a história dos textos e o estudo dos seus suportes materiais? Tem sido útil a história das emoções? Como evolui a história das universidades e das comunidades laicas em relação ao ensino? 

    Literatura: O século XXI trouxe desafios significativos aos estudos sobre Literatura Medieval? Como entender o conceito de cânone no âmbito da literatura medieval numa era de globalização? Tem a poesia o lugar que merece na disciplina? A descolonização dos estudos medievais pode acrescentar novas perspetivas de investigação?

    Filosofia: Está a desaparecer este âmbito de estudo? Há uma transferência adequada de conhecimento entre a comunidade de especialistas e a sociedade? Quais os desafios com que se defronta a filosofia medieval?

    História da arte: as complexas relações entre os artefactos visuais, as representações artísticas que misturam imagens e referencias textuais, que abrangem a espiritualidade, a representação geográfica e cosmográfica, as hierarquias sociopolíticas, a fabulação épica, e a estrutura das disciplinas ensinadas nos mosteiros e artes aplicadas no desenvolvimento urbano.

    Reflexão interdisciplinar: quais os desafios perante a internet e as humanidades digitais? Foram bem rececionados pelos Estudos Medievais? Qual o impacto da emergência das "digital humanities” como ferramenta de trabalho em cada uma das disciplinas e na disseminação dos resultados da investigação?

     

    As propostas de comunicação terão uma extensão máxima de 300 palavras, além do título. Deverão incluir ainda os dados de contacto (nome e endereço eletrónico), a filiação académica, um breve CV (máx. 100 palavras) e serem enviadas até dia 15 de outubro de 2021 para o endereço eletrónico congressoIAV@gmail.com.
    As línguas do congresso serão: português, espanhol, italiano, francês e inglês.
    O resultado do processo de CFP será comunicado na primeira semana de novembro.
    Dada a atual situação pandémica, o evento terá uma modalidade mista: presencial para os participantes de Lisboa (e talvez de Portugal) e online para os participantes que não se consigam deslocar a Portugal.

     

    O preço das inscrições é: 40€ (geral) / 25€ (doutorandos, envio antecipado de comprovativo). Grátis (participantes ouvintes + membros integrados das UIs envolvidas).

     

    NOTA: Devido às contingências causadas pela pandemia, o congresso será misto, isto é, terá sessões presencias e virtuais (no Zoom com transmissão no canal de Youtube). As sessões presenciais respeitarão as medidas sanitárias: distanciamento físico, desinfeção das mãos, limpeza das salas, número limitado de assistentes, utilização da máscara, e ventilação nas salas. As sessões no Zoom serão webinars realizados na plataforma Colibri-FCT. Os links irão ser divulgados com antecedência.

     

    Organizadores:
    Carla Varela Fernandes (IEM-NOVA FCSH)
    Filipe Alves Moreira (IF-FLUP)
    Francisco Diaz Marcilla (IEM-NOVA FCSH)
    Joana Gomes (IF-FLUP)
    José Higuera Rubio (IF-FLUP)
    Paulo Catarino Lopes (IEM-NOVA FCSH)

    Comissão Científica:
    Cristina Cunha (CITCEM-FLUP)
    Elisabetta Begnini (U. Torino)
    Francisco Bautista (USAL)
    Hermínia Vilar (CIDEHUS-UÉ)
    José Meirinhos (IF-FLUP)
    Josep Puig (UCM)
    Julia Butinyà (UNED)
    Lydia Schumacher (King’s College London)
    Maria João Branco (IEM-NOVA-FCSH)
    Maria do Rosário Ferreira (FLUC; IF-FLUP)
    Óscar de la Cruz (UAB)
    Pippa Salonius (SoPHIS, Monash University)
    Rodrigo Furtado (CEC-FLUL)

     

    RG Aristotelica Portugalensia. The Reception of Aristotle in Portugal until the 18th Century
    RG Reason, Politics and Society in Medieval and Early Modern Philosophy
    Medieval and Early Modern Philosophy Thematic Line
    Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502

    Project “From Data to Wisdom. Philosophizing Data Visualizations in the Middle Ages and Early Modernity (13th-17th Century)”, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, AAC nº 02/SAICT/2017 - Nr. 029717

    Instituto de Estudos Medievais - FCSH/NOVA - HIS/00749

    Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

    Go back