Construtivismo, Relativismo e Discordância Persistente

• MLAG RESEARCH SEMINAR 2018-2019

CONSTRUTIVISMO, RELATIVISMO E DISCORDÂNCIA PERSISTENTE

Vitor Sommavilla de Souza Barros
    (Doutorando - Universidade Federal de Minas Gerais)

13 de maio 2019 (segunda-feira)

15h30 | Sala de Reuniões 2

Resumo: Tipicamente, o construtivismo em metaética considera a consistência um critério central na avaliação da justificação de juízos normativos. Isto abre a possibilidade de contraexemplos, como o conhecido Calígula Idealmente Coerente (ICC) criado por Gibbard. Alguns construtivistas consideram o ICC impossível dentro da perspectiva construtivista (por exemplo, Korsgaard). Outros aceitam-no, como é o caso de Sharon Street. Neste artigo, argumento que aceitar a justificação do ICC não é algo assim tão problemático. Eu apresento um rol de formas de discordância ou reação ante o ICC, mesmo após reconhecer sua justificação.

Imagem: Edward Wadsworth, Dux et Comes I (1932)

Programa MLAG Research Seminars: https://ifilosofia.up.pt/activities/mlag-research-seminar-2018-2019

Research Group Mind Language and Action Group (MLAG)
    MLAG Seminars 2018-2019 (Sofia Miguens, Diana Couto, José Pedro Correia, João Silva)